10 perguntas para fazer antes de cortar a franja
Ato de rebeldia ou reflexo de mudança interna: cortar a franja é o que você realmente quer? Este questionário te ajuda a descobrir!
06/07/2022
Ela muda o rosto em algumas tesouradas e, muitas vezes, parece a solução para muitos dos nossos problemas, certo? Quebra da monotonia, vontade de mudar ou ato de rebeldia: cortar a franja pode ter diversos significados. O corte é um clássico e já ganhou diversas versões, mas os retoques frequentes devem ser levados em conta; Por isso, o cabeleireiro Júnior Carvalho, nos ajudou a montar um questionário para você responder e descobrir se aderir à franja é o que você realmente quer.
Veja Mais
10 perguntas para fazer antes de cortar a franja
1. Já tive franja antes e gostei?
Parece uma pergunta boba, mas é bem importante: se você curtiu ter franja antes, provavelmente vai gostar novamente. Mas, se não foi para você, será que tentar de novo é o que você quer?
Ver essa foto no Instagram
2. Se gostei, por que resolvi deixar crescer?
Os motivos podem variar: seja porque os fios são oleosos ou porque não curtia o trabalho de estilizar frequentemente com shampoo seco, é importante relembrar o que te fez deixar os fios crescerem. Júnior traz outro questionamento importante: “além disso, em que fase da sua vida cortou franja? Já era uma mulher adulta?”.
3. Algo mudou na minha vida?
É super comum querer refletir as grandes mudanças da vida também no visual. Seja pela vontade de controle ou por trazer a nova fase também para a aparência, cortar os cabelos está profundamente ligado ao emocional. Então, se cortar os cabelos vai te fazer sentir melhor, por que não?
4. Qual o formato do seu rosto?
Entender o formato do rosto pode deixar o corte muito mais harmonioso e as chances de você se adaptar, maiores ainda. Júnior explica como escolher a sua antes de cortar a franja: coloque a mão na testa. Couberam quatro dedos? Você pode escolher se quer uma franja mais longa. Couberam apenas três? Que tal optar pelas curtinhas ou baby bangs? Foram mais de quatro? As franjas longas são bem indicadas para equilibrar a testa larga”, ensina Júnior.
5. Seu cabelo ou sua pele são oleosos?
Cabelo oleoso tem a tendência a pesar mais e perder um pouco do movimento. Já a pele oleosa, somada a uma franja, pode agravar ainda mais a sensação de fios um pouco pesados”, conta Júnior. Neste caso, que tal optar pelas franjas alongadas ou laterais?
Ver essa foto no Instagram
6. Dá para cortar franja no verão?
Lógico! “Ela inclusive fica linda se for mais arredondada, tipo Bardot, quando você puxa um rabo de cavalo. Um chanel com franja reta também é um clássico e dá graça aos visuais mais básicos”. Em um corte bob – seja ela short bob, french bob ou microbob – ela pode ser bem quadrada também.
7. Vai dar trabalho para arrumar?
Depende do corte e da textura dos cabelos. Para os fios mais lisos ou ondulados, basta “jogar o ar do secador para baixo, para a direita e para a esquerda, para a franja simplesmente deixar cair”, ensina ele. Já para os fios cacheados ou crespos, a finalização com fitagem ou um spray de sal, pode ajudar a definir os cachos da franja, sem pesar.
8. Qual a franja da moda?
A que você quiser! Os estilos retrô, como a franja shaggy ou curtain bangs tem feito sucesso no feed do Instagram. Já modelos mais clássicos, como as alongadas ou laterais, podem ser ótimas opções para começar. Mas, cuidado com cortes em casa, alerta Júnior: “existem milhares de vídeos na internet mostrando como isso pode dar errado!”
Ver essa foto no Instagram
9. Quanto tempo ela vai demorar para crescer?
O crescimento do cabelo varia para cada organismo, mas gira em torno de 1 a 2 cm. “Mas, em dois ou três meses já dá para jogar de lado e misturar ao restante do cabelo, se ele estiver repicado”, fala Júnior. Caso você queira que o corte dure mais, procure por franjas mais curtinhas. “Em matéria de franja, dá para cortar um pouco mais para durar”, avisa Júnior.
10. Tem jeito de fazer um test drive antes?
O segredo é não cortar uma franja com muita quantidade de cabelo – as franjas laterais são opções para começar – ou investir primeiro em um aplique. “Até a Sabrina Sato já usou”, diz o hair stylist. Aí, se amar, encare a tesoura!