5 dicas para as redes sociais de um profissional de beleza
Tem dúvidas de como começar ou crescer nas redes sociais? A gente te ajuda a criar seu conteúdo e conseguir cada vez mais clientes!
11/08/2023
Todo mundo sabe como é importante estar nas redes sociais para promover o seu trabalho e conseguir mais clientes. Mas, muitas vezes, entender como se posicionar ou o que postar pode ser complicado. Se você já tem um perfil, mas está perdido ou não sabe como começar, reunimos aqui cinco dicas de Adelaide Paiva e Barbara Rabelo, do HairBoss, a primeira comunidade de negócios e tendências para profissionais cabeleireiros, para te ajudar a crescer nas redes e transformá-las em seu cartão de visitas.
Mantenha constância
Lidar com o algoritmo das redes sociais pode ser um trabalho bastante desafiador, mas uma das coisas mais importantes é manter constância. Poste bastante, mas sempre com intenção. Cada publicação deve carregar a mensagem que você quer que seja fixada na cabeça da sua audiência, ou seja, sua marca registrada. Se sua especialidade são os cortes curtos, por exemplo, publique sobre isso com frequência.
“O sucesso vem da repetição. Você só é lembrado quando é visto, então, poste o máximo que conseguir. E, caso o resultado não venha de imediato, não desista, continue”, aconselha Adelaide.
Conheça sua audiência
Um ponto essencial para conseguir postar com intenção é conhecer sua audiência. Entenda o que eles gostam de ver para conseguir criar um conteúdo cada vez mais assertivo e interessante. Para isso, é muito importante interagir com as pessoas e se aproximar, o que também ajudará a aumentar naturalmente seu engajamento e a entrega do que você produz.
Crie uma identidade visual
E ela precisa ser marcante! Eleja uma fonte e uma paleta de cores que você goste e são a sua cara e use sempre essas mesmas nas suas redes sociais. Assim, quando sua audiência bater o olho em um post, eles te reconhecerão. Não esqueça também dos emojis recorrentes e frases que você sempre repete. “Tudo o que você comunica, seja seu tom de voz ou até os elementos visuais, compõem a sua marca pessoal”, explica Adelaide.
Esteja sempre ligada nas tendências
É fato: estar ligado no que está rolando e fazendo sucesso pode te ajudar – e muito! – a chegar a mais pessoas ou até viralizar nas redes sociais. Para isso, consuma muito conteúdo de outros criadores em quem você se inspira e navegue em todas as redes para entender o que o público está curtindo e buscando, quais são as maiores dúvidas e as tendências do momento. Depois, conhecendo sua audiência, é só você adaptar aquilo ao seu estilo de postagem e ao que seus seguidores costumam gostar de ver.
Barbara Rabelo dá algumas dicas dos conteúdos que mais fazem sucesso: “Antes e depois nunca sai de moda, mas outra coisa que vai muito bem é mostrar bastidores. Não mostre apenas o resultado do cabelo, por exemplo, explique como você fez e qual foi todo o processo. Também é muito bom mostrar o dia a dia para que as pessoas se conectem com você”.
Use sempre as novas ferramentas
A entrega não está muito boa, mas o Instagram liberou uma nova funcionalidade? Use e abuse dela! O algoritmo das redes sociais costuma entregar melhor publicações que estão usando o que há de mais recente na plataforma. Além disso, busque sempre variar os formatos dos seus conteúdos – foto, carrossel, vídeo, story – para alcançar mais gente.