6 dicas para lavar e condicionar o cabelo

Por que a lavagem no salão deixa o cabelo solto e brilhante? Nosso time traz 6 dicas para lavar e condicionar o cabelo e repetir o efeito uau em casa.

Compartilhar:

O resultado de cabelo de salão também é possível em casa, com uma lavagem efetiva dos fios! Estas são as 6 dicas para lavar e condicionar o cabelo como um expert, do hair stylist Mauro Freire:

1 – Transparente X leitoso x perolado

Os shampoos transparentes têm uma composição menos hidratante e são bons para limpar a raiz oleosa. Já os shampoos mais perolados ou leitosos possuem ativos mais umectantes e são ideais para fios com química ou ressecados. “Se a raiz tender mais para seca ou normal, o ideal é usar o shampoo leitoso”, avisa Mauro.

Kit LOF Professional Nutritive Hidratante Plus Duo (2 Produtos)

Kit LOF Professional Nutritive Hidratante Plus Duo (2 Produtos)

Kit com shampoo e condicionador para todos os tipos de cabelo. Limpa delicadamente, nutre e hidrata.

Avise-me quando chegar

2 – Enxágue perfeito

Um dos erros mais comuns ao lavar os fios – e um dos pontos-chave para conseguir o efeito de salão nos fios – é saber retirar os produtos das mechas. “Saber enxaguar o cabelo é um segredo”, fala Mauro. Nenhum resquício de shampoo ou resíduo pode ficar nos fios, sob pena de eles ficarem ásperos e sem brilho.

3 – Nada de limpar demais

O shampoo antirresíduo deve ser usado no máximo uma vez por semana. “No entanto, diminua a frequência para cada 15 dias se tiver progressiva ou tintura, pois ele pode acelerar a retirada de química dos fios!”, alerta o hair stylist.

4 – Banho à prova de frizz

Se você é do time banho-sauna, tome cuidado: a temperatura da água influencia e muito no arrepiado e aspecto final dos fios. A água quente abre a cutícula dos fios, causando frizz, por isso, regule a temperatura da ducha! “Lavar o cabelo com água quente ativa a oleosidade”, avisa Mauro.  Boa mesmo é a morna, que limpa e dá brilho.

5 – Na raiz, só shampoo

O único produto autorizado a aplicar na raiz dos fios é o shampoo, ok? Procure sempre o ideal para seu tipo de fio – seja ele seco ou oleoso, liso ou crespo. E não se preocupe com as formulações que levam sal: ele é inofensivo para a oleosidade e o brilho das mechas. “Do condicionador ao finalizador, incluindo óleos, tudo só deve ser aplicado do comprimento para as pontas”, fala Mauro.

6 – Condicionador na régua

Nunca passe condicionador na raiz, já que sua fórmula extremamente hidratante e seladora de cutículas pode aumentar a oleosidade da região, e deixar o cabelo com aspecto pesado e sujo. “Para saber onde passar, meça 4 dedos a partir da risca. Dali para baixo, o condicionador está liberado”, indica.

- Por Isabelle Guedes