Qual a importância da validade dos produtos de cabelo?

Queda de cabelo e alergia podem ser os efeitos colaterais de usar shampoos e condicionadores fora da validade. Cuidado!

Compartilhar:

Além de perder a eficácia, produtos de cabelo fora da validade também podem fazer mal aos fios! “Assim como os alimentos, produtos cosméticos também têm prazo de validade e, se consumidos fora desse período, podem fazer mal”, avisa a dermatologista Valéria Marcondes. 

E no caso de shampoos, condicionadores, tônicos capilares e tinturas, a lista de problemas pode ser extensa: “Os ingredientes que fazem parte da formulação não terão mais eficácia, com um risco cada vez mais alto de causar alergias, ressecamento, queda capilar e até dermatites tanto no couro cabeludo como na testa, por conta do uso do shampoo”, afirma ela.

Como identificar a validade

Nas embalagens de produtos para os cabelos, é possível identificar a data de validade impressa ou ilustrações como estas:

Fique atenta na ilustração indicativa de validade nas embalagens

Isso significa a quantidade de meses que o produto dura após ser aberto. A primeira imagem, por exemplo, indica que o produto deve ser utilizado em até 1 mês.

Além disso, existem alguns sinais para identificar se o produto está vencido:

  • Textura: Observe se a consistência está mais espessa, mais fina ou com o aspecto grudento;
  • Cheiro: odor diferente, estranho ou desagradável;
  • Cor: quando a coloração do produto muda muito, pode ser um sinal  que os ingredientes se degradaram com o tempo;
  • Presença de mofo ou bolor: Se notar qualquer crescimento de mofo ou bolor na embalagem ou na superfície do produto, é um sinal claro de que não deve ser usado;
  • Perda de eficácia: Se o produto não funcionar tão bem quanto costumava, como não hidratar adequadamente o cabelo ou não fornecer os resultados esperados.

Se notar qualquer um desses sinais, é melhor não usar o produto e descartá-lo conforme as orientações de descarte seguro.

Notou qualquer diferença na textura do produto após a validade? melhor descartar!

Quanto tempo dura um produto para o cabelo?

A validade de um produto para o cabelo varia de acordo com sua categoria e as condições de armazenamento. Geralmente, os produtos fechados permanecem em bom estado entre 3 e 5 anos, enquanto a vida útil de produtos abertos é mais curta, variando de 6 meses a 1 ano.

Mas, observe as embalagens e se atente à data de validade impressa ou aos símbolos que mostram essa informação.

O que fazer com produtos capilares vencidos?

Quando os produtos de cabelo passam da validade, é melhor descartá-los de forma adequada, em recipientes específicos para produtos químicos ou levá-los a um local de descarte apropriado

Quais as consequências de usar produtos de cabelo fora da validade?

Evite usá-los! Além de perderem a eficácia, ainda podem causar danos aos fios e ao couro cabeludo. Cuidado!

Deu ruim

De acordo com a médica, a primeira consequência séria de um cosmético fora do prazo de validade é ele perder suas propriedades, deixando de realizar as suas funções. 

“Algumas alterações na cor, odor e textura do cosmético denunciam isso, que também tem a ver com o prazo após aberto. O contato com o ambiente modifica o produto, podendo degradar algumas matérias-primas ou oxidá-las. Fique sempre atenta a essas mudanças e em qualquer sinal de alteração, interrompa o uso do produto”, avisa.

Ressecamento à vista

A dermatologista enfatiza que, dependendo das matérias-primas contidas no produto, ele fica sujeito a desenvolver micro-organismos patogênicos, com o risco de causar reações adversas e serem prejudiciais à saúde. 

“Produtos capilares podem provocar irritação e ressecamento, contribuindo para a queda capilar, com a obstrução dos folículos”, conta. As células da pele, ao entrar em contato com o produto vencido, podem sofrer inflamação, com chance de os vasos ficarem dilatados e no couro cabeludo há o risco de aparecer vesículas, com sensação de calor, coceira e dor. “Se a pele tiver com alguma lesão pode até causar uma infecção mais grave.”

Quem guarda, tem

Para conservar bem um produto, evitando que ele perca sua eficácia, guarde em locais que não tenham variação muito grande de temperatura e umidade.

 “Além disso, deixar frascos e tampas abertas ou fechadas de maneira parcial são dois fatores que contribuem para a redução da ação e a proliferação de bactérias e fungos mesmo em produtos dentro da validade”, finaliza a médica.

Dicas para aumentar a durabilidade dos produtos para o cabelo:

  • Armazene em local adequado;
  • Feche bem a embalagem;
  • Manuseie sempre com as mãos limpas;
  • Não dilua o produto;
  • Evite compartilhar com outras pessoas, evitando contaminação cruzada.

Produtos favoritos que com certeza acabam antes da validade

- Por Gislaine Santos