A ordem certa dos cosméticos
Siga nossas dicas para não exagerar, nem deixar faltar
17/09/2018
Você sabia que, se aplicados na ordem errada, os cosméticos podem perder seu efeito? A dermatologista Dra. Thais Pepe explica: após a limpeza, esfoliação e tonificação, a pele está pronta para receber o cosmético e, quanto mais fluido o veículo é, maior a sua capacidade de concentração de princípios ativos. Ou seja, melhor seu resultado! Quer aprender?
Veja Mais
1. Comece com leveza
Os soros ou séruns, os produtos mais leves, são os primeiros. O motivo? Eles fornecem ativos com mais eficácia. Vale escolher dois ou três que tratem cada uma de suas preocupações: fórmulas com peptídeos para rugas, ácido salicílico para pele oleosa ou aloe para a vermelhidão.
2. Adicione um antioxidante
A vitamina C é um ingrediente que todo tipo de pele precisa. Ela ilumina, protege contra danos do sol e promove a produção de colágeno. Entre um e outro, faça uma pausa para eles agirem! Ou seja: aplique o primeiro, vá tomar café; passe o segundo, vá escovar os dentes…
3. Sele
O hidratante é fundamental porque, além de sua função básica, que é hidratar a pele, ela também sela os soros e dá um aspecto mais viçoso. Por isso, nada de pular esta etapa, achando que o sérum levinho é suficiente.
4. Adicione um óleo
Em pequenas doses, os óleos tornam a pele radiante. Aplique em áreas secas do rosto após cremes – como regra, os óleos podem penetrar hidratantes, mas não vice-versa. Se já usar dois séruns, evite: a pele pode ficar oleosa demais.
5. Não esqueça da proteção
O protetor solar é o último passo da manhã não só pela proteção, mas porque sua fórmula impede que os outros ingredientes penetrem na pele.
6. A saideira
À noite, terminar sua rotina com um retinóide faz você parecer muito mais jovem. Pode ser sobre um soro e um hidratante, que ajuda o retinol a penetrar melhor com menos irritação.
7. Pele sensível?
Se a sua pele sensível fica vermelha só de pensar em anti-idade com ácidos, experimente aplicar um hidratante simples sem perfume primeiro antes de tudo – e depois os séruns por cima. É certo que o creme reduzirá a potência dos cosméticos, mas também a irritação.