Axilas: como cuidar, depilar e clarear

A pele das axilas precisa de cuidados tanto quanto a pele do rosto e do corpo. Confira essas dicas para não sofrer com ressecamento, manchas ou pelos encravados!

Compartilhar:

As axilas são áreas delicadas do nosso corpo e, como sofrem agressões constantes com a depilação e o uso de desodorantes, elas precisam de cuidados específicos para evitar irritações, manchas e os temidos pelos encravados. Conversamos com a dermatologista e expert Denise Lage, e aqui ela dá dicas valiosas de como cuidar das axilas. Confira!

Limpeza das axilas

O primeiro passo para ter axilas saudáveis é mantê-las limpas, lavando com água e sabonete. Evitar tecidos sintéticos, principalmente nos dias quentes, também é uma boa. Eles não deixam a pele respirar.

“Para quem sofre com odores nas axilas, indicamos sabonetes antissépticos para combater bactérias e fungos”, diz Denise Lage.

Hidrate, sim!

O segundo passo é hidratar. Apesar de as axilas estarem menos expostas aos raios solares e às agressões externas do meio ambiente, elas entram em contato com os ativos dos desodorantes, que podem irritar ou ressecar, ficando esbranquiçadas, ressecadas, pouco elásticas e ásperas.

Axilas: como cuidar, depilar e clarear

O primeiro passo para cuidar das axilas é fazer uma boa higienização

Antes da depilação

“O ideal é esfoliar as axilas três dias antes da depilação, para evitar que os pelos fiquem encravados”, avisa Denise.

Se for adepta da cera, é importante usar antissépticos para a limpeza da área, o que facilita a aderência do produto e remove resquícios de desodorantes.

Quem utiliza lâmina pode aplicar creme de barbear masculino (já que são raras as versões femininas). “A lâmina deve ser específica para a pele da mulher, mais fina e delicada. Essa versão agride menos!”, fala a dermatologista.

Xô, foliculite

Quem tem propensão à foliculite (bolinhas com inflamação decorrentes de pelos encravados) deve usar creme à base de antibiótico e anti-inflamatório.

Nesse caso, vale investir na depilação a laser: ao destruir o pelo, cessa o problema do surgimento das bolinhas.

Axilas: como cuidar, depilar e clarear

Para evitar pelos encravados, é importante esfoliar as axilas

Depois da depilação

Se você usa cera ou lâmina para eliminar os pelos, precisa saber que os dois processos irritam a pele. “Isso porque, além de cortar ou extrair os fios, ambos removem uma fina camada de pele, o que deixa a região vulnerável a irritações e infecções”, fala a expert.

Por isso, procure não usar roupas muito justas e evite cremes e desodorantes por algumas horas. Além disso, no caso do uso da cera, fuja do sol nas próximas 48 horas, ou use protetor solar para prevenir manchas.

Axilas escuras

As axilas podem ser mais pigmentadas, seja por processo inflamatório pós-foliculite ou até mesmo pelo fator racial.

“Existem tratamentos, como o Elektra, Laser NdYag Q-Switched Fracionado de alta potência, que ajudam no clareamento da região. Para potencializar o processo, indicamos cremes para serem utilizados em casa.”

Axilas: como cuidar, depilar e clarear

Produtos para tratar e proteger a pele das axilas