Cabelo embaraçado ou síndrome do cabelo impenteável?
Com apenas 100 diagnosticados no mundo, a síndrome do cabelo impenteável é uma condição genética que deixa os fios muito secos e difíceis de pentear - mas de um jeito bem diferente do embaraçado do dia a dia
09/08/2021
Você já ouviu falar da Síndrome do Cabelo Impenteável? Como o próprio nome diz, é uma condição em que a estrutura dos cabelos muda e os fios se tornam quase impossíveis de pentear. Mas, não se assuste: ela é bem diferente de quando seu cabelo está cheio de nós. É uma síndrome muito rara, com aproximadamente 100 casos diagnosticados no mundo, mas que viralizou nas redes sociais e deixou todo mundo cheio de dúvidas. Aqui, a dermatologista Dra. Luciana Passoni explica mais detalhes sobre ela.
Veja Mais
O que é a síndrome do cabelo impenteável?
A síndrome do cabelo impenteável acontece normalmente em crianças e atinge os folículos dos cabelos, mudando a textura e a coloração dos fios. Geralmente, mesmo crianças que tinham cabelos castanhos acabam ficando com os fios loiros, finos e secos. O cabelo é bastante difícil de pentear e acaba ficando com aspecto “espetado” para cima.
“A síndrome do cabelo impenteável é causada por fatores genéticos. É uma alteração genética em que os fios sofrem mudanças em sua estrutura. Ao invés dos feixes de queratina seguirem uma ordem estrutural, os fios crescem tortos e desordenados. Os genes recessivos que controlam a formação de proteínas do cabelo e alteram a forma de crescimento — fazendo com que os fios nasçam para todas as direções, geralmente mais finos, loiros e bem secos, além de terem um ritmo de crescimento bem mais lento que o comum”, explica Dra. Luciana Passoni.
Com a síndrome, os fios são muito frágeis e podem ser danificados ou quebrados facilmente com o uso de acessórios de cabelo como elásticos.
Existe tratamento ou cura?
Há muito poucos estudos sobre a condição e, até o momento, não há comprovação científica de nenhuma cura para a síndrome. “Por razões ainda desconhecidas, da mesma forma que a síndrome aparece, ela pode ir embora sem explicação nenhuma. Na adolescência e na vida adulta a tendência é que o cabelo volte ao normal”, explica a médica. Como é uma síndrome muito rara, também não há um exame específico para diagnosticá-la, mas é sempre importante que ele seja feito por um médico dermatologista.
Como é feito o diagnóstico?
Como explicamos, a síndrome do cabelo impenteável tem características muito específicas e, caso seu cabelo embarace muito, é provável que você não tenha a condição, mas que seus cabelos sejam muito finos ou estejam muito ressecados. Nesses casos, é importante procurar hidratar bem o seu cabelo, seguir o cronograma capilar e, na hora de desembaraçar, começar sempre das pontas em direção à raiz para não danificar ainda mais os fios.