Cachos: conheça os seus

Existem vários tipos de cacho e conhecê-los é fundamental pra cuidar bem. Vem saber mais sobre o seu para ele ficar sempre lindo, bem desenhado e saudável! 

Compartilhar:

Já reparou que o seu cacho é diferente do da sua mãe, do da sua irmã, do da sua amiga… Pois é assim mesmo. “Cada cacho é um cacho, com sua textura, características e necessidades específicas”, fala o hair stylist Ronan Gedeoni, especialista em cachos. Saber identificar o seu é essencial para garantir que seus cabelos estejam sempre lindos e bem cuidados. Vem na onda! Em tempo: você pode ter vários tipos de cachos na cabeça, ok?

Tipo 2: ondulados

Não, essa contagem não começa no 2. Mas como o tipo 1 é o liso, não vamos falar dele aqui. No tipo 2 estão os fios ondulados. E eles se dividem em A, B e C, dependendo da curvatura. “As ondas têm formato de ‘S’, não têm muito volume, mas podem apresentar frizz”, observa Ronan.

2A É quase liso. Tem ondulação leve e pouca definição. Tipo Gisele, sabe?

2B As ondas se formam a partir da altura da orelha, mas nada de volume ainda. “Se você curtir, dá para usar difusor e finalizador para estimular a formação de cachos”, sugere o cabeleireiro. Sabe o cabelo da Kate Hudson ou da Sarah Jessica Parker?

2C Está na fronteira com o cacheado, podendo até formar cachos mais abertos e com volume. Sofre com frizz e com pontas ressecadas. Estilo Taylor Swift e Shakira.

 

 Tipo 3: cacheados

Agora, sim, estamos falando de volume. “Os cacheados têm curvas mais definidas, lutam com o frizz e são naturalmente ressecados”, fala Ronan.

3A Tem cachos maiores e mais abertos. “Porém, bastou começar a chover para ele se arrepiar todo!” Como os da cantora Lorde ou da atriz Deborah Nascimento.

3B Formam “molas” bem definidas, com desenho de espiral. São secos e têm volume. Lembra da atriz Ana Paula Arósio e Patrícia Pillar? Pois então! Beyoncé também entra aqui.

3C São cachos menores, definidos. “O comprimento do fio molhado e seco varia bastante, porque o cacho encolhe. São secos e precisam de finalizadores para se manterem bonitos e bem desenhados”, observa o expert. Geralmente são finos e frágeis. Podem ser opacos, quebram com facilidade. São os das atrizes Taís Araújo e Lucy Ramos.

Tipo 4: crespos

São frágeis e ressecados, porque a oleosidade natural não consegue ir muito além da raiz. “Para crescerem fortes e sem se partir, precisam de muita hidratação”, aconselha ele.

4A Volume máximo, pouco brilho. É assim o cabelo 4C. Tem cachos bem fechados que formam um ‘S’ quando esticados. São os da cantora Solange Knowles, irmã da Beyoncé, e de Macy Gray.

4B Não forma cachos porque desenha um ‘Z’. Cris Vianna e Sharon Menezes têm esse tipo de fio.

4C Composto de cachos bem miúdos e são naturalmente secos. Como os de Lupita.

 

- Por Karina Hollo