Os benefícios do chá verde para a pele

O chá verde é queridinho quando o assunto é energia, combate de infecções e ação antioxidante. Quer saber mais sobre este ingrediente? Te contamos aqui.

Compartilhar:

Atenção: se você busca mais firmeza, hidratação e cicatrização, você veio ao ativo certo! O chá verde é um velho conhecido pela medicina chinesa e a indiana, e promete deixar sua alimentação muito mais rica e sua pele ainda mais saudável! Quatro profissionais contam porque você precisa inserir esse ativo na sua rotina:

Ação antioxidante e anti-inflamatória

“Por conter flavonoides e polifenóis – poderosas substâncias anti-radicais livres – quando aplicado de forma tópica ou oral, o chá verde protege a pele do envelhecimento precoce, do câncer de pele e dos danos causados pela exposição aos raios UV”, conta a dermatologista Karla Assed.

Além disso, ele é perfeito para aliviar os incômodos do pós-sol e queimaduras do verão. Exagerou na praia ou piscina? Procure fórmulas calmantes e com o ativo na composição.

Luminosidade

“Os cosméticos que têm em sua composição o chá verde apresentam um alto teor de polifenóis, antioxidantes e ômega 3. Estes ativos são responsáveis por promover hidratação e luminosidade à pele”, fala a dermatologista Gabriella Vasconcellos.

Por isso, se faz parte do time das peles maduras, secas ou com ressecamentos, o ingrediente, além de manter a umectação natural por mais tempo, vai devolver o glow de uma pele saudável!

Pele firme e hidratada

Melhor amigo da hidratação, o chá verde reforça a proteção da camada cutânea e devolve a elasticidade. Tanto consumido in natura, quanto em cosméticos, o chá verde tem o poder de acelerar a produção de colágeno e elastina”, diz o dermatologista Julio Nogueira. 

A esteticista Luana Rachele, recomenda o chá verde para hidratar, proteger contra danos externos e ajudar na microcirculação. “Seus flavonoides ajudam a manter a pele hidratada, saudável e firme. Ele fortalece o sistema imunológico, combate os radicais livres e devolve um pouco da elasticidade”, completa.

Modos de usar

E o chá verde é polivalente! Ou seja, ele pode ser aplicado na pele tanto de maneira tópica, quanto pela ingestão. A dermatologista, Gabriella Vasconcellos, traz alguns usos para o ativo e maneiras de inserir na rotina:

  • Alimentação: “você pode ingerir o chá verde, para melhorar a hidratação, firmeza e elasticidade da pele. Existem até produtos, como cápsulas, pós e sachês que possuem a substância”;
  • Skincare: é possível fazer “umas dica são as compressas com a bebida gelada, se estiver com a pele irritada e vermelha, para diminuir o desconforto. Lavar o rosto com o seu sabonete facial e depois aplicar o chá verde – com um algodão, evitando a área dos olhos – e deixar secar naturalmente, também é interessante”

 

- Por Isabelle Guedes