Coceira na pele: o que pode ser?
Contamos as principais causas de coceira na pele, os ativos calmantes e o por que procurar um dermatologista quando aparecem os sintomas.
28/06/2022
A coceira na pele pode ter uma infinidade de causas: desde uma reação alérgica, até um ressecamento momentâneo, ou casos mais graves, como dermatites. Se você ainda não sabe ainda detectar e diferenciar as principais causas, hoje conversamos mais sobre!
Veja Mais
As principais causas da coceira na pele
Em qualquer época do ano, a coceira é uma reação, que surge em alguma parte do corpo, em resposta a possíveis irritações. A dermatologista, Carla Vidal, conta as principais causas:
Na pele
- Ressecamento: “as principais causas de coceira no inverno são água muito quente e até esfregar muito o corpo com o sabonete”. A água quente pode desidratar demasiadamente a pele, provocando ressecamentos e a coceira;
- Dermatite atópica: processo de inflamação crônico, a dermatite atópica causa irritações avermelhadas na pele, que coçam. É especialmente comum em pessoas com quadros respiratórios, como bronquite, rinite e asma;
No cabelo
- Dermatite seborreica: “existem outras peles, como as de quem possui doenças descamativas, como dermatite atópica, seborreica e até psoríase que com o frio, pioram. Por isso, é preciso lubrificar mais a pele”. Os sinais da dermatite seborreica são, especialmente, as placas brancas que se descolam do couro cabeludo (caspa);
- Umidade: “no couro cabeludo sensível à coceira, é necessário, além de usar o xampu adequado, evitar a umidade já que, além da coceira, existe o perigo de fungos. O vento do secador já evita muito essa possibilidade”.
O que fazer quando surgirem os sintomas?
A resposta rápida: dermatologista sempre! A expert e dermatologista, reforça a recomendação: “quando começarem os primeiros sintomas de uma irritação – ou da coceira – a primeira coisa é procurar o seu dermatologista já que, sozinho, é difícil distinguir a origem da coceira.
É possível prevenir a coceira na pele?
É sim! Evitar os agentes causadores e manter a hidratação em dia, já são ótimos caminhos para começar. “Manter a barreira hidrolipídica da pele e da epiderme reforçada, é essencial. Por isso, a hidratação correta à noite, após o banho ou depois de algum exercício pela manhã, sempre aplicando a hidratação e, onde for, exposto também reforçar com protetor solar”.
Procure por estes ativos
Carla recomenda procurar ativos calmantes e hidratantes, para recuperar a barreira de proteção. “Você deve procurar cremes livres de parabenos. Hoje existem vários que contenham lanolina vegetal, óleos com semente de uva, óleos de abacate, alantoína, aloe vera, prebióticos, pró-vitamina B5 – ou pantenol – e óleo de borragem: todos estes acalmam a pele, sem parabenos”.