Como cuidar da barba

Do barbear ao skincare, saiba como cuidar da barba passo a passo e veja quais produtos incluir na sua rotina

Compartilhar:

A ideia de que autocuidado é coisa de mulher ficou no passado! Os homens estão cada vez mais interessados na sua beleza e no seu bem-estar, e os cuidados com a barba podem ser a porta de entrada para esse hábito. Aqui, a expert e dermatologista Patrícia Nakahodo explica como cuidar da barba no dia a dia, e você confere ainda dicas para barbear e de produtos masculinos para manter os fios e a sua pele saudáveis. Confira:

Como cuidar da barba

Limpeza

Uma das primeiras dicas de como cuidar da barba é a higiene, já que é uma região que vive em contato com poluição, alimentos, entre outros, e que por trás da barba também existe um rosto, que produz oleosidade e pode acumular bactérias.

“Como o rosto deve ser lavado diariamente, é possível aproveitar e lavar os pelos com um shampoo específico ou com o mesmo shampoo usado no cabelo”, diz Patricia Nakahodo.

Depois de lavar, é a vez de usar um condicionador, balm, óleo ou leave-in. A função desses produtos é manter os fios sedosos, perfumados e desembaraçados.

Skincare

Pensando na pele por trás da barba, a pergunta que não quer calar é: também precisa tonificar, hidratar e passar protetor solar? A resposta é sim, afinal, toda pele precisa de skincare. Mas, Dra. Patrícia esclarece:

“A intensidade vai depender da densidade dos fios. Se a barba for mais rala e o rosto ficar exposto, é preciso uma atenção extra”, comenta.

Apare os fios

Dependendo da velocidade de crescimento dos pelos, apare os fios de uma a duas vezes por semana, usando uma tesourinha específica ou um aparelho elétrico. Se não quiser errar a mão e tirar barba demais, a dica é fazer tudo com calma.

Como fazer a barba

Pensando na rotina de cuidados com a pele, é comum que surja a dúvida: em qual etapa do skincare se barbear? A recomendação é fazer a barba depois da limpeza e da aplicação do tônico facial, pois alguns podem ser adstringentes, com álcool, e causar ardor depois da lâmina.

Além disso, é importante usar produtos específicos e se atentar à escolha das lâminas, principalmente para quem gosta do rosto liso e remove todos os pelos, já que o processo pode agredir a pele.

Quer montar um kit para a barba completinho? Você vai precisar de:

  • Lâmina, tesoura e/ou aparelho de barbear: ferramentas para remover, aparar ou desenhar os pelos.
  • Shampoo para a barba: higieniza e trata os fios.
  • Esfoliante facial: remove as células mortas e evita pelos encravados.
  • Espuma ou gel de barbear: cria uma proteção entre a lâmina e a pele, amenizando o atrito.
  • Balms, óleos e loções pós-barba: tratam e perfumam a pele e os fios após o barbear.
  • Cera ou pomada: são finalizadores usados para modelar, dar volume ou texturizar os fios.

Desenhando a barba

Seja mais volumosa ou mais rala, o grande segredo para um barbear digno de expert é se atentar aos contornos da barba.

  • No pescoço: deixe os pelos aproximadamente dois dedos abaixo da linha do queixo.
  • Nas bochechas: escolha entre deixar o formato mais quadrado ou arredondado.
  • Cavanhaque: faça o desenho com a lâmina de barbear e apare os fios com máquina ou tesoura.

Adeus, foliculite na barba!

A foliculite na barba é um quadro bastante comum. Para tratar o quadro, Dra. Patrícia recomenda o uso de ativos antissépticos e calmantes. Em casos mais graves, alguns antibióticos podem ser receitados por dermatologistas.

Já para evitar que os pelos encravem, é bom esfoliar a pele antes de raspar, pelo menos uma vez por semana. “Hoje existem esfoliantes com microesferas que contêm óleos hidratantes. Se usados com cautela, não tem problema esfoliar em dias alternados. Só é preciso evitar o produto caso o paciente esteja em tratamento com ácidos ou se fez peeling recentemente”, explica a dermatologista.

- Por Letícia Leite