Como cuidar da pele do pescoço

Como andam os cuidados com a pele do pescoço por aí? Mais ressecada e sensível que a pele do rosto, ela merece toda a sua atenção! Te contamos o porquê:

Compartilhar:

A pele do pescoço às vezes é deixada de lado até pelos mais regradinhos do skincare. Mas, pela espessura fina e tendência à falta de hidratação, este papo com a dermatologista, Marcela Gomes, pode te provar que essa região merece uma atenção especial.

Pele do pescoço x pele do rosto: quais as diferenças?

Marcela revela que, por ser uma pele mais fina, seca e quase tão exposta quanto a do rosto, a pele do pescoço sofre bastante com os efeitos dos raios solares e com a falta de cuidados. 

A dermatologista conta que a pele do pescoço ainda está sujeita a alguns outros maus hábitos, como por exemplo, o olhar para as telas. “Os hábitos atuais de ficarmos o tempo todo com a cabeça para baixo, olhando o celular, faz com que essa área crie linhas horizontais, características dessa posição.”, conta.

Por que cuidar da pele do pescoço?

Como a maioria das coisas no tema de skincare é a longo prazo, os cuidados com o pescoço – e colo também! – não fogem à regra. Para evitar que isso aconteça, a dermatologista indica uma dica bastante simples: cuidar da pele do pescoço sempre que for cuidar do rosto.

Rotina de skincare para pele do pescoço e colo

Caso você queira um passo a passo simplificado, com limpeza, hidratação e proteção, é extremamente válido! Mas alguns outros ativos destinados para pele madura ou 25+, como os ácidos retinóico e glicólico, podem fazer sentido aqui também. 

  • Ácido glicólico: o ácido glicólico age especialmente nos processos de renovação celular, ou seja, é ótimo para linhas e manchas;
  • Ácido retinóico: para rugas profundas, o uso dele deve ser evitado em peles sensíveis ou com rosácea;

“Em casos específicos pode ser necessário o uso de algum ácido clareador ou regenerador, como o glicólico. Mas esses cuidados devem ser feitos com acompanhamento de um dermatologista, porque é uma pele sensível e precisa de atenção no uso de substâncias”, conta. Outros ativos firmantes e hidratantes, como o ácido hialurônico, também podem entrar na rotina.

Por último, a dermatologista dá duas dicas valiosas, especialmente para quem deseja potencializar a firmeza e prevenir manchas. Marcela indica aplicar os produtos sempre massageando para cima e para os lados, “como que simulando o sentido em que queremos levar a pele”. Para as manchas, protetor solar sempre: a região está igualmente exposta e não é imune ao sol.

- Por Isabelle Guedes