Como descolorir pelos com segurança e sem incômodo

Descolorir pelos, o famoso banho de lua, pode ser um processo simples e seguro quando realizado corretamente. Confira todas as dicas!

Quem aí já teve o seu momento de banho de lua? Ou até quis mas ficou com receio de fazer errado? Essa técnica popular para descolorir pelos corporais é super prática, mas, é fundamental tomar alguns cuidados para evitar desconfortos, alergias ou reações adversas.

Conversamos com a dermatologista e expert, Mônica Aribi, que indicou todo o passo a passo para realizar o banho de lua com segurança.

✅ Clique aqui e siga nosso canal no Whatsapp

Como descolorir pelos com segurança?

Faça o seu banho de lua com cuidado e segurança

O procedimento de descoloração dos pelos, conhecido como banho de lua, é comum para quem queira harmonizar a aparência dos pelos com a tonalidade da pele, ou, apenas por querer um efeito de pelos mais claros que o tom natural.

1º: teste de alergia

A dermatologista indica realizar o teste de alergia 48 horas antes de descolorir os pelos, “sempre no antebraço, na parte interna”, diz.

Faça a mistura do pó descolorante com água oxigenada e deixe agir por 15 minutos. Após, lave com água e sabão e aguarde de 24 horas a 48 horas. Caso não surja nenhuma reação na pele, pode seguir com a aplicação nos pelos corporais desejados.

Qual o indicativo de alergia na pele? Dra. Mônica explica que “podem aparecer pápulas, que são lesões elevadas e vermelhas na pele que geralmente coçam, essa é a reação quando o teste de alergia dá positivo.”

2º: como preparar o banho de lua

Segundo a dermatologista, o pó descolorante possui composição química bastante forte, portanto, é indicado escolher uma água oxigenada de baixo volume, para equilibrar a misturinha do seu banho de lua.

“Sugiro escolher a água oxigenada de 20 volumes. Mas, se a pessoa tiver o pelo muito escuro, pode usar água oxigenada de 30 volumes, porém, antes da descoloração precisa usar um óleo hidratante na pele”, diz.

3º: passo a passo para descolorir pelos corporais

É necessário tomar cuidado com a toxicidade do produto. Quando for fazer o banho de lua, realize o procedimento em uma área arejada e com bastante ventilação, alerta a expert.

  1. Higienize a pele com um sabonete suave e remova qualquer sujidade;
  2. Proteja a pele com um óleo hidratante de textura fluida, podendo ser a base de uva ou coco – “deixe agir de 15 a 30 minutos para esse óleo absorver um pouco, se não, ele impede a ação do pó descolorante”;
  3. Faça a misturinha do pó descolorante com a água oxigenada, seguindo as instruções das embalagens;
  4. Espalhe a mistura uniformemente sobre os pelos com a ajuda de uma espátula, luva ou pincel;
  5. Deixe agir no tempo indicado pelo fabricante, seguindo as instruções conforme a tonalidade do seu pelo e a tonalidade que deseja obter.
  6. Após o tempo de ação, remova o produto com água e sabonete suave;
  7. Para finalizar o banho de lua, aplique um hidratante calmante ou óleo suave na região que foi descolorida.

Todo mundo pode descolorir pelos?

Sim, mas é necessário seguir alguns cuidados ou não aplicar em regiões específicas, para que a pele não seja lesionada, como por exemplo: 

  • Áreas não indicadas para descolorir pelos: “área do buço, é uma região com pouca glândula sebácea – que promove efeito protetor na pele – , virilha, axila e áreas de dobra, como por exemplo a dobra do joelho;
  • Áreas com lesão ou nevos: “prefiro que não use em cima de nevos, principalmente nevos com pelo – as famosas ‘pintas’ -, nem de nenhuma patologia tipo rosácea, acne, cravos e cistos. São lesões que podem fazer com que o descolorante penetre mais na pele”;

“O banho de lua pode alterar a textura da pele ou causar problemas quando a pessoa que está fazendo não segue os cuidados citados acima”, fala Mônica. 

Além disso, é importante se atentar na frequência de descoloração corporal. Se for feita com muita frequência, os pelos tendem a ficar desidratados, espessos e ressecados. Caso sinta alguma reação adversa, consulte um dermatologista!

- Por Nathalia Marchi