Como evitar que as queimaduras de sol descasquem?

Exagerou e agora está sofrendo com as queimaduras de sol? Keep calm, a dermatologista, Mônica Aribi, revela como cuidar delas!

Compartilhar:

Ah o verão… A estação tão esperada para curtir o sol, piscina e o mar. Mas e quando você curte como se não houvesse amanhã, esquece o protetor solar e acaba com queimaduras de sol? So-cor-ro!

Essas queimaduras de sol podem aparecer em três estágios: o primeiro é quando a pele fica vermelha e ardida, já o segundo, quando ela fica ressecada e descascando, e o terceiro e mais grave, quando ela fica vermelha e com bolhas. Se identificou com alguma dessas situações? A dermatologista e expert, Mônica Aribi, revela como virar esse jogo. Confira!

Prevenção é tudo!

Antes de revelarmos como cuidar das queimaduras solares, é importante lembrar os perigos de se expor ao sol sem filtro solar. Além de manchas, o sol pode causar envelhecimento precoce da pele, acne, queimaduras graves e até câncer. A boa notícia é que evitar tudo isso é simples, basta apostar no filtro solar!

Use protetor para o rosto e também para o rosto, de preferência com FPS acima de 50. Lembre-se de retocar a cada duas horas ou sempre que entrar na água.

Estágio 1: pele vermelha e ardendo

Se você vacilou no retoque do protetor e agora está vermelha e ardendo, a expert revela uma ótima dica para aliviar essa sensação.

“Encha uma banheira de água morna e jogue amido de milho na água. Faça um banho de imersão de uns 30 minutos e, depois, se seque com uma toalha”, indica. Essa dica é legal porque o amido possui ingredientes que refrescam a pele, amenizando a ardência e ajudando a acalmar a irritação, além de estimular a cicatrização.

“Depois do banho, aplique um hidratante calmante. Prefira os cremes a base de cold cream, que umectam, mas não contam com princípios ativos que possam irritar a pele”, conta.

Estágio 2: pele ressecada e descascando

Se a sua bobeada no sol foi maior e a sua pele está ressecada a ponto de descascar, a dica número um é: não arranque as peles e nem esfolie. “Dê um tempo para essa pele se recuperar e descascar gradualmente, para não causar feridas ou cicatrizes”, alerta.

Caso deseje eliminar as peles rapidamente, opte por uma hidratação profissional com uma esteticista. E use muito hidratante em casa! O segredo é recuperar toda a água que a sua pele perdeu.

Estágio 3: queimadura grave

Esse grau de queimadura é muito sério, evite ao máximo que isso aconteça com você. Mas, se aconteceu e você está nesse nível crítico, com bolhas, a dica é não tentar tratar em casa ou perfurar.

“Procure um médico dermatologista, porque, nesse caso, é provável que você tenha de fazer uso de medicações por via oral para evitar inflamações ou infecções”, indica.

Mônica também indica para quem estiver longe de um hospital, colocar toalhas mornas embebidas de amido de milho na queimadura ou borrifar água termal para aliviar.

- Por Aline Marchiori