Como fazer o cabelo crescer

Quer cabelão? Ensinamos 4 passos para conquistar aquele comprimento longooooo que tanto amamos.

Compartilhar:

Coma bem

A alimentação é o principal fator que interfere no crescimento dos fios. “Eles precisam estar nutridos para aumentarem de comprimento e terem boa espessura”, fala a dermatologista.

Uma dieta pobre em vitaminas e proteínas essenciais impede o crescimento do cabelo. Cobre e zinco também são fundamentais, além da biotina – essa, um capítulo à parte.

Ela faz parte do complexo B, um composto hidrossolúvel absorvido pelo intestino e levado aos tecidos através da circulação.

A biotina ajuda a utilizar, de maneira adequada, as gorduras e os aminoácidos da comida. Em outras palavras, contribui muito na hora de transformar os alimentos em energia.

Deficiência de ferro causa anemia, doença que interfere muito na queda e no crescimento, assim como na qualidade do fio (maleabilidade e ressecamento).

Mesmo depois de tratada a queda, o cabelo pode levar de 6 meses a 1 ano para se recuperar, diz a médica.

Não deixe de incluir no prato: carne, gema de ovo, legumes, grãos integrais e vegetais verde-escuros, leite, moluscos e farelo de trigo, cerejas, ostras, castanhas, frutas secas e mariscos, levedo, germe de trigo e aveia.

Fuja do cigarro

A genética interfere tanto no crescimento quanto na queda capilar. São determinados pelo DNA o comprimento máximo do fio, sua espessura e morfologia (liso ou ondulado).

Porém, as ações do meio ambiente sobre o cabelo podem mudar parcialmente o que é geneticamente determinado.

“O cigarro e o excesso de sol, por exemplo, são inimigos perigosos. A nicotina reduz a oxigenação e o fluxo sanguíneo nos bulbos capilares, o que acarreta numa diminuição da força e da velocidade do crescimento dos fios”, fala Edislene.

Já o excesso de sol leva ao ressecamento, à perda do brilho, e se houve uma agressão (queimadura)no couro cabeludo, à queda.

Maneire nas químicas e nas ferramentas térmicas

O excesso de alisamentos e do uso de descolorantes, secador e chapinha deixa o cabelo mais fraco, o que desacelera o crescimento e aumenta o risco de quebra dos fios.

Sem falar que pode provocar algum tipo de irritação no couro cabeludo, o que interfere no crescimento. “O alisamento quebra os fios, deixando-os mais curtos a médio e longo prazo.”

Lave bem e fique calminha

O excesso de oleosidade e de sujeira pode causar inflamações no couro cabeludo e obstruir o folículo piloso, impedindo o crescimento normal dos fios.

“Finalmente, o stress é outro fator que desacelera o crescimento, pois pode causar atrofiamento do bulbo capilar por aumento de um hormônio chamado cortisol.”