Como fazer olho preto esfumado
O olho preto esfumado, conhecido por “smoky eye”, deixa qualquer mulher com o olhar fatal. Nossa expert desvenda todos os mistérios!
17/07/2014
Sempre que faço um olho preto esfumado em alguém, a pessoa me diz: “Como eu gostaria de saber fazer esse olho… Maquiar com sombra preta é muito difícil!”.
Pensando nisso, resolvi mostrar em 5 passos como resolver esse dilema. Para começar, prepare bem a pele com base, mas deixe o corretivo para o final.
Veja Mais
Você só vai precisar de um lápis preto macio, uma sombra preta, uma sombra marrom e uma máscara para cílios!
Rascunho do olho preto esfumado
O primeiro passo é aplicar o lápis preto na pálpebra, rabiscando mesmo, com traços disformes.
Se você deixar as linhas muito certinhas pode acabar marcando muito a pele e atrapalhando o esfumado. O importante é preencher a pálpebra até a altura do côncavo, que é esse ossinho que temos nos olhos.
Outra dica importante nessa etapa é preencher bem a raiz dos cílios. Não pode haver espaço em branco entre cílios e pálpebra, ok?
Pálpebras negras
Agora vamos aplicar a sombra preta em cima do nosso “rascunho”, esfumando esses traços de lápis. O importante é que os rabiscos virem uma cor homogênea e tudo fique bem preto, sem marcas de traço.
Em tempo: a sombra preta não deve chegar à sobrancelha! Para conseguir respeitar o limite do côncavo, a dica é ir colocando produto aos poucos.
Além disso, use um pincel de cerdas mais firmes para aplicar e um de cerdas mais macias para esfumar.
Se acontecer de subir demais, não se desespere: passe um cotonete seco, sem demaquilante, logo abaixo das sobrancelhas para retirar o excesso.
Limite sexy
Agora, vamos maquiar a parte de baixo dos olhos. Aplique o lápis preto na linha d’água e na raiz dos cílios inferiores. Algumas pessoas têm medo de passar o lápis na linha d’água, pois existe a lenda de ele diminuir os olhos.
Bom, isso é realmente verdade se você usar somente o lápis preto na linha d’agua como maquiagem. Mas, se fizer um olho esfumado como esse, o acabamento fica mais bonito.
Faça um teste aplicando em apenas um olho para ver o que acha!
Olhar iluminado
Certo, estamos quase lá! Do mesmo jeito que fizemos na pálpebra superior, vamos esfumar o traço com a sombra preta na inferior também.
Por isso, não se preocupe se a linha não ficou perfeita: você sempre pode corrigir com a sombra ou com um cotonete seco (essa é uma vantagem dessa make!).
O cuidado nessa etapa é aplicar a sombra com um pincel chanfrado, aquele que tem um corte em diagonal, e que deve ser direcionado sempre pela pontinha mais baixa. No canto externo dos olhos é importante você unir o esfumado de baixo com o de cima.
E nos cantos internos, você não precisa carregar demais para não fechar o olhar. É sempre bom manter essa parte do olho mais clara, para iluminar.
Acabamento do olho preto esfumado
Eu sou muito detalhista e acho que o acabamento na maquiagem é tudo! Então vamos finalizar com capricho esse olhão que já está quase pronto.
Com o pincel de esfumar, aplique e esfume a sombra marrom como se estivesse contornando a sombra preta (onde acaba uma, começa a outra, ok?).
Aqui, você pode aplicar a sombra marrom bem no côncavo. Esse degradê é lindo porque integra a sombra preta à cor da pele. Você pode fazer em cima e em baixo. É um efeito muito sutil, mas que faz toda a diferença, palavra de expert!
Prontíssima!
Para finalizar, aplique muita máscara de cílios. Quem quiser pode colocar postiços incríveis (ensinei a aplicar na semana passada!). Para essa make fiz um bocão com o batom Fuchsia, de Givenchy. Olho tudo, boca tudo!
É ousado, experimente quando estiver inspirada. Ah, prefira uma roupa mais básica. Pode até ter cor, mas não muitas estampas, ok?
Espero que tenham gostado dessas dicas. Comente aqui quem conseguiu fazer direitinho. Semana que vem tem mais!