Como fazer um escalda-pés relaxante

O escalda-pés traz benefícios para o corpo e para a mente. Adote a prática e saiba quais produtos usar para potencializar esse momento relax

Compartilhar:

O escalda-pés tem origem milenar, e muito além de um momento relaxante, ele proporciona um grande alívio das dores e desconfortos da região. A dermatologista Ligia Kogos fala tudo sobre a técnica e te diz como fazer um escalda-pés em casa. 

Como fazer um escalda-pés relaxante

De acordo com a expert, o escalda-pés traz uma série de benefícios para os nossos pés e para o corpo como um todo, ele diminui o inchaço, ameniza as dores e tensões causadas por traumas e melhora asperezas e calosidades.

“Essa prática também conforta lombalgias decorrentes de má postura e ainda pode abaixar a pressão arterial devido à vasodilatação promovida pelo calor”, explica.

Você pode aproveitar o momento para cuidar de si mesmo, é uma maneira simples de aliviar o estresse e o cansaço. “Isso se dá pelo relaxamento muscular, pela inalação do vapor das essências e pela drenagem dos edemas”, diz Ligia.

Como fazer um escalda-pés caseiro?

A dermatologista afirma que é muito simples fazer os spa de pés em casa. Você precisará de:

  • Água quente entre 36 e 46º;
  • Uma bacia de pés;
  • Óleo essencial de lavanda;
  • Sais para escalda-pés;
  • Creme hidratante de pés;

A duração ideal para a prática é de 20 minutos, retirando os pés da água antes que ela esfrie, e a sua frequência varia de acordo com as suas necessidades, mas a expert recomenda que ela seja feita uma vez por semana.

“Ao finalizar o escalda-pés, os enxugue em uma toalha felpuda e macia e descanse por alguns minutos, seja no sofá ou até mesmo na cama, para reafirmar a sensação de conforto e relaxamento”, afirma Ligia.

Como fazer uma massagem nos pés?

Quando misturados à água quente, alguns produtos potencializam os efeitos do escalda-pés. Óleos essenciais de ervas, sabonetes, sais e espumas, com fragrâncias que colaboram para a sensação de bem-estar, podem estar na lista para seu escalda-pés em casa. 

“Alguns materiais, como bolinhas de gude, podem servir como massageadores no fundo da bacia. Pedra-pomes, esfoliantes e buchas também podem ser usados em partes ásperas e grossas para amaciar os pés”, explica a dermatologista.

Ao remover os pés da água, finalize a prática com uma massagem suave, feita com um creme hidratante rico em ureia.

- Por Letícia Leite