Como limpar pincel de maquiagem

Se o pincel de maquiagem estiver sujo, sua make não vai ficar tão incrível e sua pele ainda pode sofrer. Aprenda a mantê-los sempre como novos!

Compartilhar:

A gente ama make: sombra, blush, delineador, pó… E sabemos que para conseguir efeitos, texturas e acabamentos incríveis, precisamos lançar mão dos pinceis. Eles ajudam naquele olho preto esfumado, na make para afinar o rosto, na hora de aplicar blush, na precisão de um gatinho com delineador em gel ou de um arco do cupido bem desenhadinho. E, para que eles desempenhem com louvor suas funções, de tempos em tempos precisam de uma boa limpeza. Mas, como limpar pincel de maquiagem? A gente te ajuda!

Onde limpar pincel de maquiagem?

“Na hora de limpar o pincel de maquiagem, não o deixe em pé nem com as cerdas para cima ou para baixo, pois isso pode danificar seu formato original”, aconselha a dermatologista Patricia Nakahodo. “Caso precise secar mais rápido, use secador com ar frio e sempre no sentido do pelo. Jamais guarde os acessórios se ainda estiverem molhados”, diz.

Limpar ou lavar o pincel de maquiagem?

Na dúvida, sempre lave. “Esse passo é importante porque os pincéis acumulam impurezas e micro-organismos, como fungos e bactérias, podendo provocar dermatite de contato”, ensina a expert. Além disso, o acúmulo de resíduos dos cosméticos pode mudar o resultado final da sua make.

Devo limpar todos os dias?

Se você usa seus pincéis diariamente, Patricia Nakahodo recomenda que os acessórios para bases e corretivos líquidos e batons sejam lavados a cada duas semanas, já que acumulam mais produto e a umidade facilita o crescimento de bactérias e fungos. Aqueles usados para pós e sombras secas devem ser lavados no mínimo uma vez por mês.

Afinal, como limpar?

“Há produtos específicos, mas você também pode usar shampoos infantis ou detergentes neutros para fazer a lavagem”, indica Cláudia Zanni. A beauty artist ensina: misture o produto escolhido com água morna, isso será suficiente para tirar o acúmulo de produtos e manter as cerdas macias.

1. Molhe o pincel na solução líquida, tomando cuidado para não molhar a base das cerdas.
2. Faça movimentos circulares na palma da mão, ou em uma superfície lisa, mas não esfregue. Vá conferindo em um papel toalha se toda a sujeira saiu.
3. Enxágue e remova o excesso de água com papel toalha.
4. Deixe o pincel deitado sobre uma toalha para secar naturalmente.

 

- Por Mariana Conte