Como saber qual o seu tipo de pele
Aqui te contamos como identificar qual o seu tipo de pele, como tratar e proteger com os produtos corretos. Confira!
02/04/2024
Você já ficou em dúvida sobre qual o seu tipo de pele? Entender como a pele facial funciona é crucial para escolher os produtos e cuidados adequados. Aqui te contamos como identificar e quais produtos são os mais recomendados.
Veja Mais
Como saber qual o seu tipo de pele
Descobrir qual o seu tipo de pele é mais fácil do que você imagina. Após 2 ou 3 horas da limpeza facial, e sem maquiagem, observe seu rosto. Qual a aparência dele?
Abaixo a cosmetóloga Sonia Corazza e a expert Carla Vidal indicam como identificar cada tipo de pele:
Pele equilibrada
Você é desse time se sua pele tem aspecto sedoso, é elástica e suave ao tato. Tipo um pêssego. “A espessura não é nem fina e nem grossa demais”, diz a cosmetóloga Sonia Corazza.
Esse tipo de pele apresenta aspecto fresco e com poros fechados, sem cravos, espinhas ou lesões. “Tomando os devidos cuidados, mantém-se a pele firme, sustentável, bonita e com brilho de viço e não de oleosidade”, completa a dermatologista e expert Carla Vidal.
Pele seca ou ressecada
Não são muitas as brasileiras que entram nessa turma – se bem que, com o tempo, a pele pode caminhar para esse tipo. “Ela é áspera e desidratada, tende à descamação, é fininha, opaca e tem pouca elasticidade”, diz Sonia.
Logo, surgem linhas precoces ao redor dos olhos e da boca. No entanto, Carla avisa que existe diferença entre a pele seca e a ressecada. “As que estão ressecadas devem ser examinadas para saber a origem do problema: sol demais, dormir de maquiagem ou se alimentar mal”, indica Carla.
Pele mista
Boa parte das brasileiras está nesse grupo. Apresenta duas regiões bem distintas. “A zona T – testa, queixo e nariz -, é mais gordurosa, brilhante e pode apresentar cravos”, comenta Sonia.
O restante da pele é desidratada e sem elasticidade, nas bochechas e ao redor dos olhos, podendo descamar nas laterais do rosto. A pele mista é uma sinergia de pele oleosa com a pele seca.
A descamação e a vermelhidão acontecem na região da oleosidade, ou seja, na zona T e principalmente em volta do nariz. “O ressecamento não existe, apenas a descamação natural da pele oleosa. E se você tratá-la como uma pele ressecada ou seca, vai piorar a situação”, avisa Carla.
Pele oleosa
Essa é grossa, gordurosa e brilhante. Quanto mais quente e úmido o clima, mais sofre quem tem pele oleosa. “Pode se desidratar facilmente e apresentar muitos cravos”, diz Sonia.
Mas é necessário se atentar também durante o inverno. “Nesta estação, a oleosidade piora e ocorre a oclusão dos poros, a pele fica áspera no rosto inteiro, levando à vermelhidão”, dia a cosmetóloga.
O sebo é incolor e oxida em contato com a poluição, dando origem ao que chamamos de comedões abertos (pretos) e fechados (brancos).