Como usar ampola capilar: um cabeleireiro explica!

A ampola capilar dá o boost de recuperação que seu cabelo precisava! Veja como reforçar os cuidados com os fios, com um tratamento rápido e eficaz.

Compartilhar:

Sente que seu cabelo precisa de um tratamento, mas anda sem tempo para investir em uma máscara potente? A ampola capilar pode ser uma amigona rápida e eficaz para o comprimento. Nosso expert e cabeleireiro, Julio Crepaldi, conta mais sobre este segredinho capilar.

Ampola capilar: o que é e como usar

Com fórmula hiper concentrada em nutrientes, ela repõe, de uma única vez, as necessidades dos fios – diferentemente das máscaras, que agem gradativamente.

“As ampolas promovem um tratamento rápido, já que têm uma tecnologia avançada que age em todos os níveis do cabelo – do córtex até as partes mais sensíveis ao toque, como as pontas. O produto regenera as fibras e devolve proteínas e lipídios aos fios, deixando-os mais fortes e bonitos”, explica Julio.

Quais são os tipos de ampolas e ingredientes mais comuns?

As ampolas mais comuns são as nutritivas, que dão brilho e recuperam a textura áspera, opaca e as pontas danificadas. Muitas delas também ajudam no controle do frizz: uma ótima opção para cabelos cacheados. Confira alguns dos ingredientes mais comuns para começar a escolher a sua:

  • Cafeína e Ômega 3: o primeiro ativo ajuda na circulação do couro cabeludo. Já o segundo, fornece nutrientes para o folículo. “Elas atuam diretamente no bulbo capilar e nas áreas de crescimento”, diz Julio e, por isso, são incríveis para queda;
  • Óleo de Argan e ceramidas: outros dois ingredientes comuns, o óleo devolve a nutrição, enquanto a ceramida sela as cutículas, para mais brilho;
  • Vitamina A e Vitamina E: estes dois ajudam no fortalecimento dos fios, para menos quebra, e na nutrição.

A ampola capilar substitui as máscaras?

Te adiantamos que não, já que, apesar de ações similares, as quantidades de ativos na fórmula são diferentes. Como são mais concentradas, as ampolas funcionam como um tratamento de choque para cabelos muito danificados que precisam de uma melhora imediata, enquanto as máscaras são uma forma de manter a saúde dos fios a longo prazo.

Julio explica que “as ampolas têm concentrações mais elevadas de princípios ativos que as máscaras e, por isso, o uso deve ser mais pontual e não contínuo. As máscaras podem ser usadas com mais frequência e são opções mais certeiras. Nos casos de cabelos muito ressecados e quebradiços as máscaras são tão boas quanto as ampolas”, explica o hair stylist.

Há algumas ampolas capilares que podem, inclusive, ser misturadas com máscaras para um tratamento mais intensivo. Porém, Julio reforça que isso só deve ser feito quando há indicação na embalagem do produto para evitar que os fios fiquem pesados, então fica o aprendizado: na maioria das vezes, o ideal é escolher apenas um dos dois.

Ampola capilar: modo de aplicação

Qual a forma ideal de aplicar?

Antes de correr para a aplicação, atente-se à indicação de uso, caso seja uma ampola para a raiz ou para os fios. Algumas ampolas, especialmente as que são tratamento para o couro cabeludo e para queda, recomendam que a aplicação ocorra desde a raiz, e em geral, ela deve agir entre dois e cinco minutos, dependendo da indicação da marca.

Passo 1: comece lavando o cabelo com o shampoo de sua preferência;

Passo 2: depois de enxaguar, retire a umidade e siga para a aplicação da ampola. 

Passo 3: em seguida, aplique um pouco do produto em cada mecha de cabelo e massageie. A quantidade de uma embalagem é o suficiente para uma aplicação em cabelo longo. Como os danos maiores ficam no comprimento e pontas, a aplicação deve ser concentrada nessas partes.

Passo 4: Como a formulação é bem líquida, o enxágue deve ser tranquilo. Termine o tratamento com a aplicação de um condicionador para selar as cutículas.

Com que frequência posso usar a ampola capilar?

“Eu não recomendo o uso das ampolas com muita frequência. Dependendo do nível de ressecamento indico uma vez a cada três meses e, no intervalo, o uso de máscaras de hidratação e nutrição. Mas cada cabelo tem uma necessidade e só um profissional poderá dizer exatamente o que é melhor para cada um”, finaliza o expert.

Você encontra descontos exclusivos para profissionais no site de Beleza na Web PRO, confira!

- Por Isabelle Guedes