Como usar iluminador na maquiagem
A pele matte, opaca e sem brilho, ficou para trás. A make da vez é fresh, bem iluminada e muuuito glamourosa.
02/02/2018
18O reinado do rosto opaco já passou há algumas temporadas. No entanto, o acabamento iluminado, que começou com um leve glow, agora atingiu seu auge com pontos de alto brilho.
O iluminador é o novo produto-sensação na maquiagem. Como sempre, é importante saber usar para ter um resultado de sucesso. Ensinamos tudo que você precisa saber para mergulhar nessa tendência.
Veja Mais
Lux x Sombra
Para conquistar um look glam é preciso saber onde iluminar. Como o produto vai refletir a luz que chega ao seu rosto, ele deve ser usado nas áreas mais altas da face.
“ Os pontos que normalmente são iluminados são: ponte do nariz, ponta do queixo, abaixo da sobrancelha, arco do cupido, canto interno dos olhos e principalmente, têmporas”, diz o beauty artist Renato Mardonis.
Ele alerta para não deixar esses pontos brancos, ou seja, contrastados demais e saturados de produto. Ao lado, Diane Kruger apostou no iluminador acima das maçãs para dar dimensão ao rosto e atualizar o look clássico de delineado gatinho e boca natural.
Dia x Noite
Segundo o maquiador, o iluminador pode ser usado tanto de dia quanto à noite, mas em quantidades diferentes.
“Para uma maquiagem diurna é melhor usar menos produto para que o efeito seja mais natural. Já para uma balada, em ambiente mais escuro, por exemplo, você pode até exagerar um pouco” fala o maquiador.
Ao lado, para o evento à luz do dia, a modelo foi de make mais básica, de pele perfeita com iluminado suave e difuso no alto das maçãs do rosto e canto interno do olho.
Strobing x Chroming
Apesar de ambas serem técnicas de iluminação, são distintas. “ O strobing começa na preparação da pele porque o aspecto é de um iluminado natural, de rosto hidratado.
Pode ser feito com qualquer produto, mas desde que seja muito sutil”, explica Renato. O chroming é para um efeito mais intenso, feito com um batom cintilante que substituiria o iluminador em bastão, segundo ele.
O iluminador foi mais intenso de Gigi Hadid, tanto nas têmporas quanto abaixo das sobrancelhas e combinou com o cabelo de aspecto molhado.
Dourado x Perolado
Existem iluminadores de diversas nuances: dourados, perolados, rosados. A dica do maquiador para escolher o seu é seguir o tom de pele, evitando assim o contraste exagerado:
“ Quem é mais bronzeada ou negra fica melhor com os iluminadores de brilho dourado. Já quem tem a pele mais clara pode optar por produtos perolados”. Ao lado, o bronzeado de Hayden ganha mais contraste com iluminador.
O contraponto da make ficou para os lábios matte. “Se a pele está iluminada, você pode apostar no acabamento opaco nos olhos ou na boca. Como as sombras metálicas e o glitter também estão em alta, o batom matte pode ser a solução”, finaliza Renato.