Como usar óleo de coco para pele
O óleo de coco para pele é um aliado e tanto na sua rotina de skincare - especialmente se você é do time das peles secas. Veja como usar!
28/03/2024
Óleo de coco para pele? Sim, foi isso mesmo o que você leu! Ele é rico em ácidos graxos e tem um alto poder de hidratação e limpeza. Quer saber como inclui-lo na rotina de skincare? A dermatologista convidada, Ligia Kogos, revela como usar o óleo de coco para pele de maneira segura.
Veja Mais
Como usar o óleo de coco na pele de maneira segura
O óleo de coco é um dos queridinhos da indústria dos cosméticos, principalmente, para produtos usados na higienização. Isso, porque é rico em ácidos graxos e ácido láurico, que tem ação antimicrobiana. “É por isso que ele é tão usado em sabonetes, leites de limpeza, gel de banho, pastas de dentes e até enxaguantes bucais, pois há indícios de que inibe o crescimento de bactérias e fungos”, conta Ligia.
Outro fator que faz com que ele seja usado especialmente em produtos de higienização é o seu poder espumógeno.
Óleo de coco hidrata mesmo?
O óleo de coco também ajuda muito na hidratação da pele seca e na redução dos desconfortos do ressecamento, como ardor, rachaduras, etc. “Ele é muito usado também no tratamento de eczemas ou dermatites, principalmente os asteatósicos, causados pelo intenso ressecamento, e dermatite atópica, que é alérgica”, explica a dermatologista.
O que acontece é que por conta do alto teor de ácidos graxos, ele ajuda a lubrificar a pele do corpo, principalmente em locais de maior ressecamento, como cotovelos, pernas, joelhos, ombros, mãos, pés, rachaduras e até lábios.
“O óleo de coco também é muito usado em filtros solares e bronzeadores para o corpo, pois há pesquisas sobre sua ação fotoprotetora suave (FPS 6), além da fácil adaptação a esses produtos, fazendo com que tenham aparência acetinada e até brilhante na pele”, revela.
Posso aplicar o óleo de coco puro na pele?
Se você está em dúvida quanto a melhor maneira de apostar no óleo de coco, Ligia revela que depende muito da finalidade para qual irá utilizá-lo.
“Na grande maioria das vezes, prefiro o óleo como componente de cremes, loções, séruns, batons umectantes, pomadas cicatrizantes, sabonetes, espumas de banho, leites de limpeza, ou cremes para pele áspera. Mas muitas pessoas apreciam sua apresentação em óleo puro ou diluído em água para uma aplicação rápida no corpo”, conta a médica. Na dúvida, converse antes com o seu dermatologista.
Se você quer aproveitar os benefícios do óleo de coco para pele, fique atenta: ele não é indicado para peles oleosas, com acne e foliculite, pois é muito rico em lubrificantes e ácidos graxos, que são gordurosos, e podem piorar o caso.
“Para cada pessoa há um tipo mais recomendado, levando-se em conta o seu tipo de pele, seus hábitos e estilo de vida. O ideal é conversar com o dermatologista para que ele indique o mais adequado”, indica.