Como usar produtos com queratina nos cabelos
Entenda todos os benefícios do ativo e aprenda a escolher os produtos com queratina ideais para o seu cabelo
06/08/2021
A queratina pode ser a melhor amiga dos fios danificados. Hoje, são várias as opções de produtos com queratina na fórmula. Porém, é preciso ter cuidado para não usar o ativo em excesso e ter o efeito rebote, quando os fios ficam mais secos e quebradiços. Por isso, o cabeleireiro Juha Antero tira todas as dúvidas sobre a queratina e dá dicas para escolher o melhor produto para os seus fios.
Veja Mais
Prós e contras da queratina
A queratina é uma proteína que está no nosso corpo naturalmente, especialmente nos cabelos e unhas. Porém, ela é perdida ao longo do tempo e precisa ser reposta através de produtos como máscaras, shampoo e condicionador. Além de fortalecer o fio, ela tem outros benefícios. “A queratina protege e dá resistência para os fios, deixando os fios mais fortes para resistir à quebra. Além disso, ela funciona como uma capa para preservar os nutrientes dentro do fio”, explica Juha.
O hair stylist explica que, apesar de todos os prós, se usada em excesso a queratina deixa o cabelo com um aspecto endurecido e facilita a quebra. Por isso, ela não é um ativo que deve ser usado com muita frequência, especialmente em tratamento mais potentes. A dica é experimentar produtos com queratina em casa, mas intercalá-los com outros. “Até porque, como ela ajuda a manter os nutrientes dentro do cabelo, se não tiver nutrientes, não adianta nada. O cabelo também precisa de hidratação, nutrição e reconstrução”, diz.
Todos os tipos de cabelo podem usar produtos com queratina?
Sim. Como todos os cabelos têm a proteína e a perdem com o tempo, todos podem usar produtos com queratina. Observe o seu cabelo. Ele provavelmente vai precisar de mais queratina se estiver com aspecto muito danificado, frágil e elástico.
“Há um mito de que a queratina alisa o cabelo, mas isso não é verdade. Então até os cabelos cacheados podem usar”, diz Juha.
Como escolher o melhor produto com queratina para seu cabelo?
A dica de Juha é experimentar. Se um produto não der certo, pode ser que outro funcione muito bem para o seu cabelo. “Teste, procure um bom fabricante e use o produto de várias formas. Você pode até diluí-lo, se quiser. A escolha é muito pessoal e cada cabelo vai se comportar melhor com um tipo de produto”, diz. “O mais importante é não usar com muita frequência e intercalar com outros tipos de produtos. O cabelo não tem uma necessidade só e por isso é necessário usar produtos diferentes”, finaliza.