Cosméticos vencidos: como identificar?
A dermatologista Ligia Kogos, revela quais os sinais que indicam cosméticos vencidos e como aumentar a sua durabilidade!
17/04/2020
Muitas pessoas estão aproveitando esse período para colocar a vida em ordem, mas como organizar suas coisas e identificar cosméticos vencidos? Organizar os produtos e armazenar da maneira correta, além de aumentar a sua durabilidade, também possibilita a facilidade para o uso no dia a dia.
Para falar sobre como identificar cosméticos vencidos, conversamos com a dermatologista e expert, Ligia Kogos, que, de quebra, ainda deu dicas para aumentar a sua durabilidade.
Veja Mais
Prazo de validade
A dermatologista revela que a maneira como os cosméticos são armazenados, na maioria das vezes, é mais importante do que o seu prazo de validade.
“A legislação concernente aos prazos de validade pode variar de acordo com o Estado ou País onde o produto for comprado. Essa limitação de período de uso é estabelecida pelas agências reguladoras de acordo com o tipo de produto, baseadas em noções técnicas gerais que visam orientar o consumidor sobre qual seria o melhor espaço de tempo para consumi-lo”, explica Ligia.
A expert revela que a lei existe para nossa segurança, para impedir que se comercialize produtos considerados vencidos, mas que após comprados, cada um decide quando e como usar.
Fique atenta
Ao fazer a limpa nos cosméticos, você deve se atentar a alguns fatores, como o armazenamento do produto. “A preservação depende da maneira como ele é armazenado, da temperatura, umidade, exposição ao sol, etc. Um perfume ou um hidratante pode se degradar mais rápido do que pós, sombras ou shampoos, por exemplo”, explica Ligia.
Busque sempre seguir as regras de armazenamento, pois assim você faz com que os seus cosméticos durem por mais tempo.
Use o bom senso
Segundo a dermatologista, o uso do bom senso conta muito nessas horas. “Sinais como cheiro, consistência, cor e homogeneidade do produto, podem ajudar a julgar se você deve ou não descartar um cosmético”, conta.
Para a dermatologista não há problema em usar cosméticos com prazo vencido, desde que estejam com bom aspecto, odor, consistência e integridades preservados.
“Vale lembrar que alergias e contaminações podem ocorrer independentemente da validade, mesmo com produtos novos, se a pessoa for alérgica a seus componentes, ou se os itens não forem guardados e fechados adequadamente”, explica a expert.
Batons não devem ficar destampados ou molhados, bases não devem ficar sem tampa e armazenadas em locais quentes e úmidos, rímel não pode ficar aberto. “Se esses produtos forem armazenados desta forma, certamente irão se contaminar, especialmente por fungos, o que pode ser percebido pela mudança de cor, cheiro de mofo e ressecamento”, conta.
O armazenamento correto e higienização do produto, devem ser seguidos a risca com qualquer cosmético.