Cuidados com a pele a partir dos 20 e poucos anos

Está perto dos 30? Não há nada a temer, mas comece a se cuidar desde já

Compartilhar:

30 primaveras pode ser uma virada – incluindo uma nova devoção aos cuidados com a pele porque é nessa fase que vai começar a ver linhas microscópicas que nunca tinha notado. Sim, sua pele realmente começa a mudar bem quando você entra na terceira década.

De olho no futuro

Tomar medidas precoces pode garantir o futuro de sua pele. “Muito disso tem a ver com prevenção e proteção”, diz a dermatologista Monica Aribi. “Os cuidados com a pele devem começar desde a infância com o filtro solar”, continua. Mas também é sobre desenvolver bons hábitos. “É preciso ser ensinado desde criança a proteger a pele inteira, da face aos pés”.

O que você fez no verão passado?

É importante lembrar que as mudanças são um reflexo do comportamento passado. “O dano que você faz em seus 20 anos vai aparecer nos seus 30, 40 e 50 anos”, explica a dermatologista. É um efeito cumulativo. “Ocorre o decréscimo da produção de fibras colágenas a partir dos 30 anos e o melhor ativo, nesse momento, é a vitamina C”, ela indica.

Rotina básica

Alguns cuidados são essenciais. “Lavar o rosto com sabonete adequado duas vezes ao dia, tonificar e sempre usar um creme especial para a área dos olhos e ao redor da boca, além de um creme para a noite”, ensina a médica. Para a noite, os melhores ativos para jovens são: vitamina C, ácido ferúlico e ácido hialurônico, que combatem o envelhecimento precoce.

- Por Karina Hollo