Cuidados com a pele no banho
Sabia que é preciso ter cuidados com a pele no banho? A dermatologista Carla Vidal explica por que e quais são eles
15/07/2024
A hora do cuidados com a pele no banho, além de ser um momento relaxante e de autocuidado, também pode ser um momento de atenção à hidratação do corpo. É necessário evitar alguns hábitos e adotar outros para ter uma pele saudável e bonita.
Quer saber quais são os cuidados com a pele no banho que vão manter o seu corpo lisinho e hidratado? A dermatologista e expert, Carla Vidal, revela.
Veja Mais
Cuidados com a pele no banho
Você já deve ter ouvido por aí que não deve tomar banho de água quente e essa informação é verdadeira. A água quente aumenta o ressecamento da pele e também a oleosidade.
“O primeiro cuidado que devemos ter no banho é evitar água quente demais e banhos demorados. Se for possível tomar banho de água fria, melhor, mas, caso não consiga, prefira água morna”, indica Carla.
Qual é a ordem certa de tomar banho?
O banho pode variar, a depender da sua rotina – se você é uma pessoa que trata os cabelos, se prefere escovar os dentes no banho, ou como queira organizar a sua rotina.
Uma dúvida comum, é sobre a higiene do rosto dentro do chuveiro. Carla revela que não há problemas em fazer essa etapa durante o banho, se a água estiver morna ou fria. No entanto, caso a água esteja muito quente, vale evitar, pois pode ressecar a pele ou aumentar a oleosidade.
A ordem certa ao tomar banho, de maneira geral, passa por:
- Shampoo
- Máscara (ou ampola)
- Condicionador
- Higiene do rosto
- Higiene do corpo
- Hidratante
Uma boa dica é secar a pele após o banho, mas deixá-la um pouco úmida, pois isso ajuda o creme a penetrar mais.
Preciso usar bucha?
A expert diz que a bucha agride a pele e só é preciso utilizá-la em caso de fungos. “É comum a Malassezia furfur, que é conhecida como “pano branco” e, nesse caso, indico uso da bucha vegetal”, conta.
Como hidratar a pele durante o banho?
Depende muito do seu tipo de pele. “Se ela for seca, use pós-banho. Prefira os cremes com ativos como aloe vera, vitamina E, óleo de borage e semente de uva”.
“Agora, se a sua pele já está hidratada, aplique um óleo durante o banho – que pode ser trifásico – de uva, kiwi, melancia etc. Retire o excesso da pele antes de se secar com a toalha e pronto, indica”.
O que passar no corpo durante o banho?
Carla revela que é melhor usar a mão no banho para esfregar o corpo de forma suave e sabonete apenas nas áreas que causam odor. “Essas áreas são as glândulas apócrinas, écrinas, sebáceas que são: tórax, costas, axilas, genitais e os pés. No restante do corpo lavar somente com água”, explica.
Lave somente essas regiões com sabonete para não ressecar a pele. “Por exemplo, os braços têm pobreza em glândulas sebáceas, então se tenho a pele seca e uso sabonete vai ressecar ainda mais e vou ter coceira na região”, conta.