Cuidados com o couro cabeludo sensível
Você já sentiu o couro cabeludo sensível? Tire suas dúvidas sobre o quadro e saiba quais cuidados adotar no dia a dia para tratá-lo
16/05/2023
A pele do couro cabeludo é naturalmente mais sensível quando comparada a outras regiões do nosso corpo, o que requer certos cuidados para evitar quadros de sensibilidade. Conversamos com a expert e dermatologista Luciana Passoni, e aqui ela explica tudo sobre o couro cabeludo sensível, dos sintomas ao tratamento. Confira:
Veja Mais
Sintomas de couro cabeludo sensível
De acordo com a dermatologista, a condição que caracteriza a sensibilidade no couro cabeludo é a tricodinia, que geralmente se manifesta com dor e ardência na região.
“Quando o paciente sente o toque, o pentear e até o atrito com o travesseiro, por exemplo, é sinal de que o couro cabeludo está sensível”, explica.
Quadros relacionados
Essa sensibilidade no couro cabeludo pode ser um sinal de alerta para algum quadro que se manifestará em breve, como a queda capilar, a descamação, vermelhidão e até a foliculite, que é a inflamação dos folículos pilosos, gerando uma espécie de acne no couro cabeludo.
Rotina de cuidados com o couro cabeludo sensível
Identificou sensibilidade no couro cabeludo? O ideal é consultar o seu médico dermatologista para que ele dê o diagnóstico e recomende um tratamento assertivo para você.
Dra. Luciana comenta que, geralmente, o tratamento para esses casos acontece em duas etapas, a criação de uma barreira de proteção na região e o uso de alguns produtos específicos para o quadro.
“O couro cabeludo não pode ficar ressecado ou oleoso demais. É preciso evitar o excesso de temperatura, seja quente ou fria, evitar a tração com penteados muito apertados, usar produtos que regulam a sua microbiota e anti-inflamatórios, que amenizam a sensibilidade na região”, orienta a expert.