Cuidados com os cabelos das crianças: de 0 a 15 anos

É o fim das brigas para desembaraçar os fios! Confira essas dicas para cuidar dos cabelos das crianças e ter uma rotina mais tranquila

Compartilhar:

Os cabelos das crianças precisam de cuidados específicos em cada fase, mas sabemos que ainda há muitas dúvidas sobre o assunto.

Conversamos com Luciana Passoni, expert e tricologista, e ela explica como cuidar dos cabelos dos pequenos para que eles sejam saudáveis e práticos de manter no dia a dia. Confira!

Q&A com Luciana Passoni: cuidados com os cabelos das crianças

1. Cabelo adulto X cabelo infantil, qual a diferença nos cuidados?

Dra. Luciana explica que a principal diferença no cuidado começa pela diferença do córtex capilar. Enquanto o córtex do cabelo adulto é mais forte, com proteínas e queratina, o da criança é bem diferente e por isso necessita de cuidado redobrado.

“O cabelo da criança quase não tem córtex, tem a cutícula do fio e tem a queratina. Tem muito menos córtex que o do adulto. Então, tem que tomar muito mais cuidado com o atrito, com tração e para não prender o cabelo muito forte!”, indica a expert.

2. Qual o tipo de shampoo e condicionador são os mais indicados?

Shampoos e condicionadores neutros para o couro cabeludo. “Principalmente que não tenha irritantes para os olhos”, diz.

Luciana alerta sobre o uso de condicionadores em cabelos de bebê: “tem muitas crianças que nem precisam de condicionador, só o shampoozinho já está ótimo. Principalmente bebês até dois anos de idade.”

A tricologista também indica evitar produtos que contenham corante, sulfato, parabeno e fragrância artificial.

3. Como tratar caspa, ressecamento ou sensibilidade no couro cabeludo infantil?

O tratamento é feito igual ao tratamento feito em adultos, com a diferença no tipo de dosagem.

“A gente pode tratar com os corticoides de baixa potência, loções calmantes como chazinho de camomila geladinho e poupadores de corticóide como as pastas de glicerina. Pode usar também antifúngicos para a caspa e sensibilidade do couro cabeludo a gente trata geralmente com inflamatórios e corticoides também”, explica a tricologista.

4. A partir de qual idade a criança pode usar produtos de tratamento capilar?

A resposta é que depende de cada tipo e necessidade de cada cabelo.

Para cabelos crespos e cacheados, Luciana diz que pode ser necessário o uso de máscara de reparação de lipídios a partir do 3 anos, “porque o cabelo crespo acaba sendo mais frágil e perde muita água”. 

“Já uma criança com cabelo mais lisinho ou pouco cabelo, geralmente não precisa nem de condicionador até os 7 anos de idade, varia muito quanto ao tipo de cabelo”, fala.

Como cuidar dos cabelos das crianças em cada idade?

De 0 a 3 anos

O cabelo dos bebês costuma mudar bastante nessa etapa. Eles podem perder muitos fios, que depois voltam a nascer, podem clarear ou escurecer, enrolar ou alisar, por exemplo.

Na hora da escolha dos produtos, o ideal é que sejam usadas as linhas infantis, pois suas fórmulas mais leves são desenvolvidas especialmente para evitar reações e alergias nos pequenos.

Alguns produtos profissionais, como óleos e condicionadores, podem ser usados com muito cuidado em casos de fios mais embaraçados.

Cuidados com os cabelos das crianças: de 0 a 15 anos

Os cabelos dos bebês podem mudar bastante até os 3 anos de idade

De 4 a 10 anos

Se nessa etapa a criança ainda não tiver o cabelo danificado, o ideal é continuar usando apenas produtos infantis, mas se os fios começarem a engrossar ou necessitar de outros tipos de cuidados, algumas linhas profissionais podem ser introduzidas aos poucos.

Os fios devem ser lavados quando estiverem oleosos e, para evitar que eles embaracem muito, é importante desembaraçá-los antes e durante o banho. Ao sair do chuveiro, nada de esfregar o cabelo na toalha, isso abre as cutículas e danifica os fios, então, apenas pressione a toalha sobre a cabeça para remover o excesso de água! 

Alguns cuidados antes de dormir também são importantes para que os fios não sofram desgaste e não amanheçam muito bagunçados. 

Cuidados com os cabelos das crianças: de 0 a 15 anos

O uso de produtos capilares profissionais deve ser inserido aos poucos na rotina da criança

De 11 a 15 anos

Nessa fase da vida o cabelo tem um papel importante na autoestima do adolescente e, um bom corte é fundamental para dar forma aos fios. 

Para os adolescentes as linhas profissionais são liberadas, como primeiros produtos um shampoo de limpeza, um shampoo de hidratação, uma máscara capilar e óleo capilar.

Cuidados com os cabelos das crianças: de 0 a 15 anos

A partir dos 11 anos, os adolescentes já estão liberados para usar produtos capilares profissionais

 

- Por Nathalia Marchi