Descubra qual o seu tipo de cacho e como cuidar dele
O expert Ale de Souza explica as características de cada tipo de cacho e dá dicas de cuidados essenciais para cada um deles
30/08/2021
Identificar qual é o seu tipo de cacho pode facilitar muito na hora de escolher bons produtos para seu cabelo, entender quais suas necessidades e a melhor maneira de cuidar dele. O melhor de tudo é que é muito fácil entender a classificação 2ABC, 3ABC e 4ABC. Os números representam o tipo de fio – 2 são os ondulados, 3 cacheados e 4 os crespos – e as letras classificam se as ondas, cachos e torções são mais soltos e abertos ou menores e mais fechados. O expert Ale de Souza explica tudo sobre isso e dá várias dicas para você cuidar dos seus.
Veja Mais
Cabelo tipo 1
O cabelo tipo 2 é o ondulado. Ele tem movimento, mas não chega a formar os espirais como nos cabelos cacheados, e sim um formato de S. O 2A é quase liso e fino, bem fácil de modelar. Já o 2B tem ondas mais marcantes e o 2C tem ondas mais próximas e alguns cachos”, explica Ale. Esse tipo de cabelo costuma ter tendência ao frizz.
Cacho tipo 3
Os cacheados formam espirais que podem ser mais soltos ou mais próximos um dos outros. O 3A tem cachos mais abertos e pesados, 3B tem cachos maiores e bem definidos, além de mais volume. No cabelo 3c, os cachos são mais encolhido e bem fechados.
“Uma boa dica é que, dependendo do efeito que você quiser no seu cabelo, você pode optar por uma linha de tratamento indicada para um nível abaixo ou acima do seu”, diz o expert.
Se seu cabelo cacheado tem pouca densidade, por exemplo, você pode escolher uma linha de tratamento para cabelos tipo 2, ondulados. Isso vai deixar os fios mais soltos e leves. Por outro lado, se seu cacheado é mais grosso e pesado, opte por shampoo, condicionador e máscara para nível 4, o que vai garantir um cabelo mais disciplinado.
Os cabelos cacheados e crespos costumam ser mais finos e ressecados, principalmente porque, devido ao formato dos fios, a oleosidade natural da raiz tem mais dificuldade para atingir o comprimento e pontas. Por isso, a máscara de tratamento é um produto indispensável para manter a saúde e beleza desse tipo de cacho. “As cacheadas devem alternar entre uma máscara e um fondant”, diz Ale.
Cacho tipo 4
O cacho tipo 4 representa os cabelos crespos, que tem uma torção mais irregular e bem justa, quase formando um Z. O cabelo 4A é bem parecido com o cabelo 3C, mas ainda mais apertado, enquanto o 4B é menos definido. O fio 4C tem cachos bem menos definidos e é o mais frágil de todos eles.
Além de ser indispensável aplicar máscaras em todas as lavagens, as mulheres crespas são as que mais sofrem com problemas no couro cabeludo, como dor, descamação e caspa. “É uma região mais difícil de limpar e que acumula muito sebo, o que pode causar essas reações”, explica Ale.
Para melhorar a situação e garantir que o couro cabeludo fique bem limpo, uma dica é aplicar o shampoo uma primeira vez no cabelo seco, massagear e depois molhar. Isso faz com que seja mais fácil acessar o couro cabeludo, já que isso pode ser difícil com o cabelo molhado.
As máscaras podem ser usadas em praticamente toda a extensão do fio, mas sem tocar na pele do couro cabeludo. Usar fronha de cetim também é uma boa dica para não desmanchar os cachos. O expert também recomenda a aplicação de um óleo antes de dormir para que o day after seja melhor e que o cabelo receba ainda mais nutrientes. Para não desmanchar os cachos e torções, experimente aplicar amassando os fios. “Existe uma finalização em que usamos um creme, depois o óleo e por fim um gel para fixar. Ela deixa os cabelos cacheados e crespos lindos e definidos, mas sem pesar”, diz o beauty artist.