Diferença entre filtro solar com cor e base com FPS
Quem nunca se perguntou em que momento usar a base com FSP ou filtro solar com cor. Tiramos algumas dúvidas com a expert Denise Lage, confira
10/01/2024
Se tem uma dúvida que ainda existe no universo da beleza, é essa: qual a diferença entre o filtro solar com cor e base com FPS? Esses dois produtos que parecem tão próximos, mas que possuem algumas diferenças no dia a dia. Conversamos com a expert e dermatologista, Denise Lage, sobre essas dúvidas. Confira a seguir:
Veja Mais
Diferença entre filtro solar com cor e base com FPS
Na praia e piscina: FPS com cor
Nesses casos, ou na prática de esportes ao ar livre, é melhor escolher filtro solar. “Muitas vezes, ele tem proteção física e química e, portanto, é mais estável e protege a pele por um tempo maior. Eles devem ser reaplicados após entrar na água ou a cada duas horas, mesmo os que contenha a frase ‘resistente a água’ no rótulo”, fala a dermatologista Denise Lage.
No dia a dia: base com FPS
No dia a dia, como regra geral, você pode optar pela base. Mas a médica analisa que, atualmente as tonalidades, sensorial e textura dos fotoprotetores com cor costumam agradar bastante e, muitos pacientes optam por essa escolha mesmo no dia a dia, deixando a base para o make de eventos e festas.
E se eu tenho acne?
Nesse caso, você precisa de proteção. “O que ajuda no tratamento da acne é a escolha correta de filtro ou base – e não o número de produtos ou de camadas que você aplica no rosto”, garante Denise. As novas fórmulas contêm ingredientes calmantes e esfoliantes, que controlam a oleosidade excessiva. “Vários cosméticos são desenvolvidos especificamente para a pele brasileira, com formulações diferentes de outros países”, analisa a expert.
E se eu preciso de cobertura?
Base com FPS garante boa cobertura. Mas existem fotoprotetores com excelente cobertura, equivalente às bases. A escolha é sua! “O ideal é usar base líquida ou protetor com cor – deixo a paciente escolher o que prefere, assim a adesão ao produto é melhor – e por cima oriento aplicar pó compacto com cor, ou seja, uma camada líquida e outra sólida para garantir fotoproteção, especialmente contra a luz visível, a grande vilã no gatilho do melasma”, diz Denise.