Efeitos da gripe e resfriados na pele

O nariz escorreu e a febre subiu? Pegue sua sopinha: uma médica conta os efeitos da gripe e dos resfriados na a pele, e como se cuidar.

Compartilhar:

O inverno traz alguns prazeres só possíveis no frio: ficar quente perto do seu bichinho, as sopas no jantar e os fins de semana debaixo das cobertas.

Mas, se para você o frio vem acompanhado de nariz escorrendo e termômetro na cabeceira, a estação pode ter outro significado – e os efeitos da gripe e resfriados na pele podem ser bem reais. Acompanhe:

O que acontece com a pele quando estamos doentes?

Quem responde é a dermatologista Apolonia Sales. “Quando estamos doentes, nosso organismo entende que precisamos combater a doença. Isso significa, muitas vezes, alterar a vascularização e temperatura da pele – sem contar que algumas doenças têm manifestação na forma de lesões”. 

Por isso, é tão comum a carinha de gripe ou resfriado: a pele menos viçosa que o habitual, e as olheiras mais fundas e cansadas. Isso significa que seu organismo está fazendo o trabalho dele e direcionando os esforços para combater a doença.

Quando estamos doentes a vascularização e a temperatura da pele são alteradas, interferindo no viço da pele e na obtenção de olheiras mais profundas

Por que a pele fica sensível quando estamos resfriados?

Com a gripe nosso organismo diminui a vascularização da pele, deixando ela menos viçosa e mais pálida”. A gripe, além da dor de garganta, tosse e dores no corpo, traz outro sintoma chato, mas bem característico: a febre. 

E a febre também pode ter algumas manifestações na pele, conta Dra. Apolônia. “A febre por alterar a temperatura da pele, deixa ela desidratada e com uma textura diferente”. Por isso, mais do que nunca, a importância de uma alimentação balanceada e o reforço na hidratação.

Como cuidar da pele durante a gripe e os resfriados?

A gente sabe que pelo uso constante de lencinhos, especialmente as laterais do nariz podem sofrer com ressecamentos. Por isso, a dermatologista explica como cuidar, para evitar incômodos. “O ideal é usar hidratantes restauradoras e evitar ao máximo o atrito nesta região”. 

Os lábios também podem sofrer com rachaduras, resultado de desidratação. Por isso, a dermatologista traz a indicação de alguns ativos:

  • Niacinamida,
  • Ceramidas
  • Vitamina E
  • Manteiga de karité

“A fim de diminuir a irritação por atrito. Devem ser evitados hidratantes que possam causar qualquer irritação na pele sensibilizada”, recomenda a médica.

Como curar resfriados?

O mais importante de tudo, é o básico: alimentação reforçada, ingestão de muita água, sono em dia e cuidar da recuperação.

Evite o estresse, priorize banhos mornos e mantenha uma boa higiene nasal – estes pontos são essenciais para o reestabelecimento do corpo. Abaixo, você encontra uma lista de produtos para manter a saúde do seu corpo em dia.

- Por Isabelle Guedes