Guia das mechas: tipos e técnicas
Entenda as diferentes de mechas, tipos e técnicas antes de escolher a sua transformação. O expert Alex Moraes nos explicou todos os detalhes!
19/02/2024
Cada técnica oferece uma abordagem única para realçar a beleza natural dos fios, seja para iluminar sutilmente ou criar um contraste dramático. Há uma técnica para cada estilo e personalidade! Junto ao hair stylist e expert, Alex Moraes, te explicamos a diferença entre as mechas, tipos e técnicas. Vem ver:
Veja Mais
Guia das mechas: tipos e técnicas
Balayage e Free hands
Alex Moraes: “Balayage e Free hands são a mesma técnica. É uma descoloração ao ar livre. A gente faz com a mão e não utiliza papel. Pode usar uma plaquete, um apoio, mas é a mão livre. Não tem papel abafando ou protegendo, então chama-se mechas ao ar livre.”
Californiana
Alex Moraes: “Californiana existe há muitos anos e antes do Ombré existia a californiana. Que é inspirada nas mulheres da Califórnia que têm aquelas pontas queimadas de surfista, que normalmente se dão do queixo para baixo e a parte do queixo para cima é totalmente escura e natural. É um tom quente, bem queimadão de sol.”
Ombré
Alex Moraes: “É a evolução e uma releitura da Californiana. O que aconteceu com a californiana? Ela subiu. Continua não tendo mecha na raiz, começa mais ou menos de três a quatro dedos do nascimento do fio, tem o contorno e tem umas pontas iluminadas, queimado de sol mais espalhado, com mechas pontuais.”
- Ombré: iluminado da altura da sobrancelha para baixo, podendo ter contorno ou não.
- Californiana: iluminado da altura do queixo para baixo.
Babylights
Alex Moraes: “São micro luzes bem fininhas e bem transparentes. Não cria aquele efeito de cabelo mechado, desenhado, cria um efeito de queimado de sol. Ilumina e clareia, inclusive clareia bastante, mas são micro luzes fininhas.”
Contorno
Alex Moraes: “A mecha da frente mais clara que o restante do cabelo. A técnica contorno, quando você olha pra uma criança de seis ou sete anos que é loira natural, se você observar, ela tem o contorno do rosto mais clarinho. Foi daí que surgiu essa técnica contorno. Mas ela já era feita antes de se criar o nome.”
Reflexos e Mechas
Alex Moraes: “Técnica com papel, onde a gente costura as mechas e aí ela pode ser mecha média ou larga. O uso do papel é tanto para aceleração do clareamento quanto para não manchar a mecha debaixo que a gente deixa sem descoloração.”
Mechas invertidas
Alex Moraes: “Quando a mulher está muito loira e ela quer voltar o cabelo à naturalidade sem ficar morena, faz a mecha com tinta ou tonalizante e chama-se mechas invertidas. Então em vez de usar pó descolorante que é tirar o pigmento, a gente vai devolver pigmento em algumas mechas da cabeça, que vai escurecer o cabelo.”
Dip dye
É o cabelo com mecha colorida que é tingida por igual, como se tivesse alinhado com uma régua, a cor fica completamente alinhada do restante da outra cor do cabelo – seja natural ou outro tom colorido.
As técnicas favoritas de Alex Moraes
Ver essa foto no Instagram
Cabelo com clareamento natural, são a aposta do expert desde o ano passado. Nada de cabelos com mechas super marcadas.
“Tenho feito muito Soft Blonde com Ombré, são as técnicas que a gente mais tem feito dentro do salão, sempre com mais naturalidade”, diz Alex.
Outras nomenclaturas e técnicas
Alex explica que os termos acima são de conhecimento mundial, são técnicas ensinadas em academias e cursos em todo o mundo. Outros nomes atuais são em grande parte criados por cabeleireiros, que criam suas próprias técnicas – que podem ter ou não variações – a partir dessas já existentes.