Guia de Máscara Facial
Potencialize os tratamentos de hidratação, anti-idade, clareamento e mais para pele com um cuidado profundo e com alta concentração de ativos.
26/09/2019
A máscara facial é um tipo de cosmético com alta concentração de ativos que garantem uma ação profunda e prolongada. Sua principal função é potencializar os tratamentos regulares dos hidratantes, anti-idade, clareador, etc., com quantidades mais concentradas de ativos.
É um tratamento eficaz que abrange diversos desequilíbrios da pele, mas com a diferença de focar em apenas um deles com uma grande quantidade de ingredientes focados em um só problema. Por deixar a pele isolada por um tempo sob os efeitos dos seus ativos, a circulação facial aumenta, o que potencializa a absorção da pele.
Adote o uso das máscaras faciais na sua rotina de cuidados e explore ao máximo seus benefícios. Veja como a seguir!
Qual a melhor máscara para cada tipo de pele
Como existem diversos tipos de máscara disponíveis nas mais variadas texturas, é preciso prestar atenção no tipo de pele na hora de escolhê-la:
Peles normais: as líquidas são as mais democráticas e recomendadas para todos os tipos de pele.
Peles secas: prefira máscaras mais pesadas e de texturas cremosas, normalmente elaboradas com ingredientes focados na nutrição da pele.
Peles oleosas: invista nas versões de texturas finas como um sérum.
Peles sensíveis: as mais fluídas e elaboradas com ativos calmantes são as mais indicadas. Evite a versão peel off para não sensibilizá-la após o uso.
Escolha a textura da máscara facial
Laváveis: é necessário enxaguar após o tempo de pausa. Possuem uma ação profunda e a longo prazo, ou seja, apresenta resultados visíveis e imediatos, mas sua eficácia é ainda melhor quando incorporada à sua rotina de beleza. Aqui destacam-se as máscaras de argila, muito populares por sua ação detox e excelentes para peles acneicas, graças a suas propriedades anti-inflamatórias naturais.
Peel off: formam uma película sobre a pele que secam após um tempo e devem ser puxadas no final. São muito populares, mas não apresentam resultados tão profundos a longo prazo porque ao secar, não transmite tantos ativos para a pele, inclusive removendo alguns que ainda não tenham sido absorvidos pela pele quando retiradas. Ainda assim, para uma revitalização imediata da pele funcionam muito bem e são bem práticas.
Em folha: são máscaras descartáveis, feitas de materiais finos e maleáveis como fibras de tecido que se moldam ao formato do rosto. São muito populares por seu efeito cinderela, já que contêm uma grande concentração de agentes que trazem beleza instantânea à pele. Não são feitas para um tratamento contínuo, mas são perfeitas antes de uma festa ou evento para garantir uma pele radiante.
Máscaras não-removíveis: são as que não precisam ser retiradas. A maioria dessa categoria é noturna e vem em forma de gel ou emulsão fluída. São um tratamento intenso que traz um maior aproveitamento dos nutrientes, graças à aplicação que permite que a pele absorva por completo o produto.
Os benefícios de cada tipo de máscara facial
Máscara hidratante e de nutrição: ideal para peles secas, ainda mais se combinada com uma textura cremosa, revitalizam a pele e costumam trazer em sua fórmula vitaminas e minerais.
Máscara Adstringente: para as pessoas que sofrem com peles oleosas ou com acne, elas são perfeitas. Sua formulação em geral é feita com argilas que já promovem este efeito anti-inflamatório e de limpeza, costumeiramente potencializado através de agentes como ácidos ou melaleuca e hamamélis. Algumas possuem a famosa função detox, que purifica o rosto, removendo as impurezas.
Máscara Anti-idade e firmadora: costumam ser ricas em Vitamina C, um poderoso antioxidante, além disso, proteínas, colágeno e elastina são muito presentes e ajudam a dar o efeito.
Máscara Calmante: perfeita para pessoas de pele sensível, costumam possui extratos naturais como a camomila e calêndula.
Máscara Clareadora: máscaras de argila branca, com alguns ácidos específicos, Vitamina C e extrato de folha de uva.
Como utilizar a máscara?
A parte mais fácil é a aplicação. O importante é escolher um momento em que você não esteja com pressa, porque o procedimento em geral leva de 15 a 20 minutos – com exceção de algumas máscaras instantâneas. Se você tem costume de esfoliar o rosto uma vez por semana, aproveite o momento após a esfoliação para utilizar a máscara, pois facilitará a absorção dos ativos pela pele.
Limpeza: lavar e esfoliar o rosto são os passos essenciais antes da utilização da máscara.
Aplicação: apesar da diversidade de texturas, em geral a aplicação é feita da mesma forma. Distribua o produto por todo o rosto com uma camada fina, porém suficiente para não deixar a pele aparecer e aguarde o tempo indicado pelo fabricante do produto. No caso das máscaras de papel, molde-as de acordo com o formato do rosto.
Remoção: se for uma descartável, é só retirar e jogar fora a folha, se for uma película removível, puxe com delicadeza a partir de uma das extremidades. Se a indicação for enxaguar, use sempre água fria. Prossiga com sua rotina de beleza após isso.
Para uma rotina de cuidados completa, consulte também o Guia de Limpeza e o Guia de Esfoliante.