Guia de Sombra e Pigmento

Conheça a sombra e o pigmento, responsáveis pelas maquiagens mais incríveis e aprenda a aplicá-los para destacar o seu olhar.

Compartilhar:

Olho esfumado, cut crease, make holográfico. O que não falta são estilos de maquiagem que realçam o olhar. Achar a sombra ou o pigmento ideal para você pode parecer uma caça ao tesouro em meio a tantas opções.

Os tipos de acabamento e cores são muitos, mas com a textura ideal e a melhor técnica você já consegue criar o look desejado. O primeiro passo rumo ao olho marcado é entender a técnicas de aplicação e fixação e qual é a finalidade de cada produto.

A Beleza na Web explica o que é cada um e como escolher o melhor para o seu tipo de pele. Confira!

Diferença entre sombra e pigmento

A sombra para olhos é uma maquiagem composta por pigmentos de cor e outros ingredientes que dão a consistência, acabamento e fixação. A composição varia de produto para produto e existem versões de texturas diversas, que vão da sombra em pó até a cremosa.

O pigmento é um dos componentes da sombra usado à parte. Por ser o elemento de cor puro, tem uma tonalidade mais intensa e tende a ter uma fixação menor por não ter os outros ingredientes que garantem a consistência e a aderência. Sua textura é em pó e costuma ter acabamento brilhante, mas também existem versões matte.

Texturas e tipos de pele

Pigmento em pó: com partículas bem fininhas e que se espalham com facilidade sobre a pele, costuma ser mais comum nas versões soltas, mas também existem as compactas. Por ser um pó, é indicado para todos os tipos de pele, principalmente as oleosas. Pode ser aplicado com um pincel ou com os dedos.

Sombra em pó: disponível nas versões soltas e compactas, assim como o pigmento, funciona para todos os tipos de pele, especialmente para quem tem pálpebra oleosa. Pode ser aplicada com pincel ou com os dedos.

Sombra cremosa: desliza facilmente na pálpebra e é prática e simples de aplicar com os dedos ou com a ajuda de um pincel. É indicada para peles secas ou maduras, mas pode ser usada em todos os tipos de pele. Porém, quem tem pele oleosa precisa tomar cuidado porque a sombra tende a acumular no côncavo.

Sombra em bastão ou lápis: têm uma textura parecida com a sombra cremosa. São mais fáceis de manusear e indicadas para quem não tem muita prática. Pode ser aplicada diretamente da pálpebra e espalhada com os dedos ou com um pincel. É um modelo versátil que também pode ser usado como lápis e delineador.

Fixação e técnicas de aplicação

Como o pigmento é um ingrediente puro, ele precisa ser aplicado com cosméticos auxiliares que ajudem na aderência. Passe primer, corretivo ou uma sombra cremosa na pálpebra antes da aplicação. Usar um pincel umedecido também melhora a fixação e garante mais precisão. Antes de pegar o pigmento, molhe as cerdas do pincel com água comum ou água termal e retire o excesso de líquido.

DICA PROFISSIONAL DA BELEZA: antes de aplicar o pigmento ou sombra solta, passe uma camada generosa de pó abaixo dos olhos para facilitar a remoção de resíduos depois.

O pigmento também pode ser usado com outras finalidades na maquiagem. Para iluminar o rosto, use um pincel seco, retire o excesso de pó de pigmento com leves batidinhas e passe acima da maçã do rosto. Você pode misturar uma pequena quantidade de pigmento com gloss em uma superfície lisa ou na palma da mão e passar nos lábios com a ajuda de um pincel para ter uma cor única.

DICA PROFISSIONAL DA BELEZA: pigmentos translúcidos e com brilho dourado são ideais para iluminar o rosto e combinam com todos os tons de pele.

A aplicação da sombra para olhos depende da textura do produto e do efeito que você quiser na maquiagem. Deposite a sombra com batidinhas na pálpebra para deixar a cor mais intensa. Para um look esfumado use um pincel menos denso e faça movimentos circulares ou de vaivém.

DICA PROFISSIONAL DA BELEZA: esfume a sombra com um pincel limpo. Assim, você não coloca mais produto e evita espalhar muita cor na pálpebra.

Para quem está começando a se aventurar, o recomendado é construir camadas aos poucos até conquistar o efeito desejado. Misture diferentes tons e cores para criar efeitos tridimensionais.

 

DICA PROFISSIONAL DA BELEZA: se for esfumar os olhos com a sombra preta, cubra a pálpebra antes com um tom marrom para deixar a transição de cor com a pele mais suave.

Pincéis de maquiagem são grandes aliados na hora de criar looks com sombras e pigmentos. Veja o Guia de Pincéis de Maquiagem para ver qual é o melhor para a sua make. Confira também o Guia de Máscara e o Guia de Lápis de Olho e Delineador para uma maquiagem completa.

- Por Helena Bonamico