Manchas brancas nas unhas: o que pode ser?
Você já notou algumas manchas brancas nas unhas? A dermatologista Gabrielle Mendonça esclarece se elas são prejudiciais à saúde
27/03/2023
Um dos hábitos mais importantes que podemos ter em relação à nossa saúde é dar atenção aos sinais do nosso corpo, observar suas mudanças e características. O aparecimento de manchas brancas nas unhas, por exemplo, é algo comum, mas que ainda gera muitas dúvidas. Conversamos com a expert e dermatologista Gabrielle Mendonça, e aqui ela explica tudo sobre esse quadro. Veja:
Veja Mais
O que são as manchas brancas nas unhas?
As manchinhas brancas que surgem nas unhas têm um nome: leuconiquia. Elas podem cobrir toda a unha ou aparecer na forma de listras, de maneira pontual ou única, mas a dermatologista garante que não é preciso se preocupar com elas.
“Geralmente, essas manchas são inofensivas e não apresentam nenhuma relevância clínica”, diz Dra. Gabrielle.
Na maioria dos casos, essas manchas surgem devido a pequenos traumas na região, que podem incluir mordidas, prender o dedo em portas ou o excesso de pressão sobre a unha, por exemplo.
“Essa lesão ocorre com maior frequência na matriz da unha, local onde ela é formada e que coincide com a região da cutícula. Muitas vezes ela surge espontaneamente, sem que o paciente seja capaz de se lembrar de algum trauma recente”, afirma.
Como saber se não é micose?
Para identificar se o que há nas suas unhas é de leuconiquia ou micose, o ideal é consultar o seu dermatologista para que ele dê um diagnóstico assertivo. Mas, Dra. Gabrielle adianta que essas condições apresentam algumas diferenças.
“A micose é uma doença que acomete as unhas por alguns tipos de fungos, geralmente as dos pés, e pode ser transmissível. Ela é caracterizada por um descolamento da unha, acompanhado ou não de um material mais espesso e grosseiro. Já a leuconiquia é mais comum nas unhas das mãos e tem como característica lesões pontuais e esbranquiçadas”, esclarece a expert.
Tratamento
Essas manchas brancas costumam desaparecer espontaneamente com o crescimento das unhas, dispensando qualquer tipo de tratamento. No entanto, a dermatologista afirma que é importante seguir alguns cuidados básicos com as unhas para que elas se mantenham saudáveis.
“Para quem costuma pintar as unhas, é preciso retirar completamente o esmalte antes de pintá-las novamente, além de hidratar bem a cutícula e as próprias unhas diariamente. Também é recomendado usar luvas de proteção quando manusear produtos que podem causar alergias, com os de limpeza”, diz.