Maquiagem de festa para a pele negra

André Veloso ensina um passo a passo glamoroso de maquiagem de festa para a pele negra, com um olhar delineado, potente e profundo!

Compartilhar:

A série Beleza Negra, traz dicas e inspirações pelo maquiador André Veloso, considerando as particularidades e variedades de tons. No segundo episódio, “maquiagem de festa para pele negra”, André traz a atriz Cris Vianna para um delineado que vai te fazer brilhar.

Maquiagem de festa para a pele negra

Para começar, a preparação de pele, com skincare, base e corretivo, como ensina André neste passo a passo aqui. “Então, fiz correções e usei toda a base, com algumas correções básicas que a gente precisa para iniciar a maquiagem. Ela já está de cílios postiços, porque eu sempre aplico os cílios antes de fazer os olhos”.

Passo 1: delineado

Para começar o tutorial de maquiagem de festa para a pele negra, André sugere trazer toda a alegria da festa, com um delineado. “A gente quer esse olho glamuroso, mas também gatinho. Então, o delineador tem que ser puxado mais um pouquinho pra cima, sabe? Bem gatinho mesmo”. 

Ele sugere começar o traçado próximo aos cílios e, finalizar as pontas do gatinho, com os olhos para cima. “A gente está fazendo a primeira aplicação, bem rente à raiz dos cílios e, depois olhando para cima, a gente finaliza o triângulo”. Ele sugere um delineado na linha inferior dos olhos, conectando às pontas do triângulo na parte de cima. “Aqui na linha d’água, a gente puxa um pouquinho desse delineador, praticamente até o meio”. 

Passo 2: côncavo

“No próximo passo, vamos marcar o côncavo com o marrom. Então, o marrom não pode ser tão claro, porque o que a gente quer com esse marrom mais potente, com mais profundidade no olhar”. O maquiador sugere um tom de marrom mais escuro que a cor da pele.

Para o desenho do côncavo, siga a dobra da pálpebra, desenhando em formato de U. “Uma coisa importante, gente, ó, ao aplicar no côncavo, ele não vem até o final na parte interna, mas na parte externa, sim. Ele se junta com o delineador que fizemos bem no começo e, depois, a gente dá uma esfumadinha para dentro, para não deixar o côncavo marcado, porque aí pode ficar pesado e a gente não quer um olhar pesado – queremos um olhar glamoroso”. 

Passo 3: preparação da pálpebra superior

Para preparar a pálpebra, ele sugere preencher com um tom intermediário entre a cor da pele e a cor do côncavo, preenchendo o desenho entre o côncavo e o delineado. “Dentro de toda a pálpebra, eu vou passar uma sombra em pó. Ela é uma sombra matte, mas ela tem uma pigmentação que deixa a textura na pálpebra maleável, não fica pesado.

Passo 4: pálpebra inferior

“Então, pessoal, sabe aquela sombra marrom que usamos para marcar o côncavo? Com outro pincel, mais chanfradinho, a gente vai usar a mesma sombra, tirar o excesso e aplicar na parte externa dos olhos”. É hora de desenhar a pálpebra inferior dos olhos. 

Passo 5: brilho na pálpebra superior

Para preencher a pálpebra superior com cor, André opta por uma sombra com partículas de glitter. “Como eu quero um toque de glamour, eu vou usar uma sombra que tem, claro, um brilho, que a gente ama brilho! Mas o segredo é não usar em exagero, da parte interna para fora”. 

Passo 6: linha d’água

“A linha d’água, gente, para quem não sabe, é a parte interna mesmo. Depois dos cílios inferiores, lá dentro, onde tem aquela parte clarinha do olho”. André contorna a linha d’água com um lápis preto e sugere preencher o V do olho, na região do canal lacrimal.E aqui a gente vai fazer aquele truque do Vzinho, Então a gente vai passar de uma extremidade à outra e o Vzinho aqui na parte interna”.

Passo 7: sobrancelhas

“Eu peguei um lápis ou uma sombra mais clarinha e só preenchi para igualar com o tom do restante da sobrancelha. Penteei e é isso, ficou linda e nada muito pesado. Isso, eu acho que desvaloriza muito a maquiagem e a expressão também pesa, como eu já falei”. Pegue um lápis de um tom similar ao da sobrancelha ou um tom abaixo.

Passo 8: contorno

“Uma coisa que é super importante na hora de aplicar é imaginar um triângulo, com três pontos”. André sugere imaginar três pontos abaixo das maçãs do rosto e pintá-los com um tom acima da pele, para dar ângulos às feições.

Passo 9: lábios

“Eu pensei, para o olho ficar marcado e manter essa leveza, fazer um contorno com lápis marrom e preencher com um batom mais claro, quase um gloss. É um batom suave, que só dá uma luz nos lábios”. Aqui, você pode adaptar para a textura que sente ser mais confortável: vale batom glossy, matte suave ou só um gloss mesmo.

- Por Isabelle Guedes