Micose: o que é, causas, tratamento e prevenção
Ainda tem dúvidas sobre micose? Quem te explica tudo sobre esse quadro é a expert e dermatologista Valéria Marcondes. Vem ver!
08/09/2022
O que é micose? Nada mais é do que uma infecção causada por fungos, que apesar de ser algo comum e recorrente, ainda gera muitas dúvidas.
De acordo com a expert e dermatologista Valéria Marcondes, essa condição é classificada em dois grupos: as micoses superficiais, que ocorrem quando as condições ambientais, como o calor e a umidade, favorecem o crescimento de micro-organismos, e as micoses profundas, que acometem pessoas com uma grave deficiência imunológica.
Continue a leitura e saiba tudo sobre esse quadro, do contágio ao tratamento!
Veja Mais
O que é micose e o que causa?
De acordo com a dermatologista, o fungo causador da micose pode ser contraído no contato com o chão, com objetos ou através da água.
“Além disso, esse fungo é contagioso, ele pode passar de pessoa para pessoa através do contato físico, e quanto maior o calor ou a umidade, maior a sua proliferação e o risco de contágio”, diz.
Alguns fatores ambientais e fisiológicos podem favorecer o aparecimento desses fungos, como:
- Predisposição genética
- Calor e umidade
- Calçados apertados
- Má higienização nos utensílios de manicure
- Passar muito tempo com roupa de banho molhada
- Andar descalço na praia ou piscina
- Baixa imunidade
- Diabetes
- Obesidade
- Não enxugar bem as dobras de pele após o banho
Sintomas da micose nas unhas, corpo e virilha
A micose pode acometer as unhas, deixando um aspecto grosso e amarelado, e a pele de várias partes do corpo, como o couro cabeludo e genitais, e Dra. Valéria deixa um alerta para as micoses nas unhas e nos pés.
“O risco é maior nas micoses que acometem os pés, uma região quase sempre coberta por calçados e meias. Se não for tratada, uma simples frieira pode se transformar em erisipela, doença infecciosa que se caracteriza por vermelhidão e grande edema da área acometida pelo fungo”, explica.
Como evitar a micose?
A dermatologista garante que adotar alguns hábitos básicos no dia a dia são grandes aliados para evitar a micose. Como:
- Usar chinelos ao tomar banho em academias e clubes
- Não compartilhar toalhas, meias e sapatos
- Enxugar bem o corpo após o banho, principalmente nas dobras
- Usar meias de algodão, que absorvem melhor o suor
- Evitar o uso de sapatos que estimulam a transpiração nos pés
- Esterilizar e não compartilhar itens de manicure
- Não usar o mesmo calçado por dois dias seguidos e guardá-los em locais arejados
O que fazer para tratar a micose?
Dra. Valéria conta que o tratamento para micose é feito através do uso de medicamentos antifúngicos via oral ou em formato de cremes, sprays e esmaltes.
“O ferimento provocado pela micose facilita a entrada de outros micro-organismos nocivos à saúde, o que faz com que o tratamento seja de suma importância”, diz a expert.
Acha que está com micose? Consulte o seu médico dermatologista para que ele dê um diagnóstico assertivo e receite o melhor tratamento para o seu caso.