Minha adaptação às calcinhas menstruais
Uso as calcinhas menstruais há um tempo e conto se elas realmente seguram a menstruação no dia a dia e o que mudou em termos de conforto
21/09/2022
Se você menstrua, provavelmente deve ter acompanhado o boom – mais do que bem vindo – de opções para os dias de fluxo. Sempre testo as indicações positivas das minhas amigas e, como absorvente sempre foi sinônimo de desconforto para mim, as calcinhas menstruais pareceram opções ótimas e logo quis comprar!
Aqui, vou contar um pouquinho do meu processo de adaptação às calcinhas menstruais desde que comecei a usar, sem ser exatamente uma resenha – mas aqui você encontra algumas ótimas que fizemos. Então é bom lembrar que essa é minha experiência e sempre vale entender qual tipo de absorvente funciona melhor para você.
Veja Mais
Calcinhas absorventes e outros métodos
Se você passou por uma menstruação nos últimos anos, com certeza notou uma mudança grande na maneira como falamos do assunto. Se antes era comum esconder o assunto em eufemismos como o classicão “estar naqueles dias” ou até fisicamente esconder o saquinho de troca dos absorventes na ida ao banheiro, assuntos importantíssimos como a dignidade menstrual e uma gama maior de opções de produtos absorventes têm deixado a menstruação às claras e tratada com naturalidade – e que bom!
Todo o acesso a métodos diferentes me levou a alguns testes. Testei os absorventes descartáveis, os absorventes internos, os coletores – vale um outro texto sobre ele? – e as calcinhas menstruais, até encontrar o que fosse mais confortável para mim.
As calcinhas absorventes funcionam?
A resposta curta, para mim sim! Eu comprei o modelo da Pantys, por isso posso a maioria das informações do texto vão ser sobre as calcinhas dessa marca, mas no site da BLZ existem vários outros modelos que vale a pena conferir.
Explicando mais sobre as calcinhas: a própria marca explica que é um forro costurado com 5 camadas absorventes, que absorvem todo o tipo de líquido: desde a menstruação, até o suor, escapes e corrimento. O legal é que, como não poderia deixar de ser, é tudo testado dermatologicamente e ginecologicamente, com toque seco e o tecido é preto, então é bem seguro e tranquilo de lavar.
Minha experiência com as calcinhas absorventes
Bom, contei um pouco sobre como os absorventes descartáveis sempre foram meio incômodos e as calcinhas foram indicação de uma amiga. Escolhi o modelo da Sempre Livre no tamanho P para começar, já que meu fluxo é moderado, e já uso as minhas em praticamente todos os ciclos, desde junho de 2021.
A calcinha tem um tecido similar à lycra e a parte absorvente é bem visível, já que ela é um pouco mais espessa que o restante, mas nada que fique incômodo. Usava manequim 38 na época e, no começo achei o tamanho pequeno, mas tive a impressão que o tecido foi cedendo um pouco conforme as lavagens e ficando mais confortável.
Veredito: absorção
No quesito absorção, as calcinhas menstruais funcionaram super bem tanto no dia a dia, quanto para dormir e até na academia – mas vale lembrar aqui, que meu fluxo é moderado e talvez outros modelos funcionem melhor para fluxos intensos. Eu tenho três, que vou alternando: uso uma durante o dia, lavo à noite no tanque com sabonete neutro e faço a troca, e deu super certo, raramente fiquei ou acordei com a sensação de umidade. Sobre o dia a dia: eu trabalho home office e as trocas são mais tranquilas, mas saio com elas e levo sempre para viajar, e a experiência foi ótima! Um ponto legal delas pra mim, é que é o jeito mais confortável que encontrei de ir menstruada para a academia já que, mesmo com o suor, não senti o tecido úmido e muito menos fiquei com abas descolando.
O último ponto que vale mencionar é: coloquei o DIU de cobre recentemente e isso causou mudanças esperadas na quantidade do meu fluxo. Como estou em período de adaptação e as minhas calcinhas são para menstruação moderada, ultimamente tenho preferido alternar elas com absorventes noturnos, mas, por enquanto, tenho percebido sim uma necessidade maior por trocas. Por exemplo, se antes eu trocava 2x ao dia nos dias mais cheios, tenho preferido trocar 3x e considerado investir nos modelos para fluxo intenso.
Inciclo Conquista Preta - Calcinha Absorvente M
Calcinha absorvente reutilizável na cor preta. Possui modelo clássico, com modelagem anatômica e super absorção.
Korui Bela Gil Preta - Calcinha Absorvente PP
Calcinha absorvente. Entrega muito mais conforto durante o período menstrual e evita proliferação de lixo.
Veredito: custo-benefício
Eu sei: o valor de uma calcinha inicialmente pode assustar! Mas pensando na quantidade e valor anual que eu gastava com absorventes, compensa demais a longo prazo. A Pantys fala que as calcinhas duram em média 100 lavagens, cuidando delas direitinho e conforme as recomendações, o que dá uma média de 2 anos. Considerando que o absorvente noturno custa em média R$10 o pacote com 10 e uso 1 por mês, em 2 anos gastaria R$240 reais – sem contar a produção de lixo e o desconforto pessoal. Por isso, para mim, o valor delas é bem justo, ambientalmente mais legal e não tenho a preocupação de recomprar todo mês.
E você: teve uma experiência parecida? Prefere outros métodos? Lembrando que o melhor absorvente, é aquele que funciona para você e é super válido alternar com outros.
Pantys Comfy Fluxo Moderado Rosa - Calcinha Absorvente XXGG
Calcinha absorvente reutilizável na cor rosa. Super confortável, substitui o absorvente para fluxo moderado
Inciclo Conquista Preta - Calcinha Absorvente M
Calcinha absorvente reutilizável na cor preta. Possui modelo clássico, com modelagem anatômica e super absorção.
Inciclo Neoprene Lavável Lavanda - Nécessaire
Nécessaire em neoprene levável. Foi desenvolvida pensando em você, que procura praticidade para o dia a dia