Nome de salão de beleza: como escolher o seu
Escolher um nome de salão de beleza é como escolher nome de filho: é para sempre e vai ter um peso grande na vida dele, por isso é uma decisão difícil. Sem ideias? Não se preocupe, a gente te ajuda
18/04/2023
Entre todas as decisões que precisam ser tomadas ao se criar um novo negócio, a escolha do nome de salão de beleza é uma das mais assustadoras – e difíceis. Afinal, o nome da empresa é para sempre e faz parte da construção de sua fama e sucesso.
Por isso é natural passar dias ou semanas pensando no melhor nome fantasia (aquele de praça, diferente do nome de razão social). Ao contrário do que se pensa, não é qualquer nome que ‘dá certo’ num negócio.
Alguns fatores são determinantes para que você faça uma boa escolha de nome de salão de beleza e não se arrependa depois. Você sabe quais são? A gente te conta.
Veja Mais
Como escolher um bom nome de salão de beleza?
São 3 os fatores principais para essa escolha. O nome do seu salão precisa ser: fácil de escrever, fácil de se pronunciar e transmitir uma mensagem positiva.
Fácil de pronunciar para facilitar a comunicação e o entendimento entre as pessoas toda vez que seu salão for citado: seja no atendimento dos clientes pelos funcionários ou entre clientes (para indicação ou avaliação do seu serviço). Nomes difíceis de se pronunciar geram confusão e podem até mesmo impedir uma indicação boca a boca.
Precisa ser fácil de escrever porque seu salão precisa estar na internet, mesmo que a clientela seja local e o atendimento seja telefônico. Se o cliente não conseguir escrever facilmente o nome do seu salão, pode não chegar a você nem no buscador, nem nas redes sociais.
Hoje todo negócio precisa constar pelo menos no Google Maps. Se você tiver um website com informações, serviços, ferramenta de atendimento e possibilidade de agendamento online, melhor ainda.
Por fim, precisa transmitir uma mensagem positiva. O mercado de beleza e estética está diretamente ligado ao bem-estar das pessoas e ao amor próprio. O nome do salão precisa reforçar essa mensagem.
Se o nome for agressivo ou transmitir uma mensagem conflitante com esse ‘espírito’ de bem-estar, vai gerar insegurança e desconfiança nas clientes.
Comunicação que transmite velocidade, força e agressividade são usadas geralmente para o público masculino, que sustenta sua identidade de gênero nesses fatores. Para o gênero feminino, identidades mais calmas, delicadas e amorosas são mais indicadas.
Dica: depois de escolher, vale a pena jogar o nome no google busca e no google tradutor e pesquisar se ele não possui duplo sentido ou tem significado negativo em outra língua.
Ideias para nome de salão de beleza
Em vez de pensar aleatoriamente e sofrer de ansiedade nessa escolha, agrupamos alguns fatores e linhas de decisão que você pode navegar, explorar e escolher.
É uma metodologia para escolha de nomes relacionados ao mercado de beleza e estética, baseada no levantamento dos nomes de maior sucesso:
Seu nome ou iniciais
Ideal para quem quer trabalhar também no marketing pessoal como profissional de cosmética e beleza, trazer o seu nome pessoal para o salão é uma boa aposta.
Nesse modelo de nome, precisa apenas estar atento a dois fatores: se o nome ou sigla vai atender aos parâmetros que já citamos aqui e se você está preparado para misturar seu negócio com a sua vida particular, já que a reputação dos dois vai ficar interligada.
Adjetivos femininos
Como o salão de beleza transmite uma ideia de cuidado, amor e bem-estar, elogios que reforçam essa sensação são muito comuns, como Belíssima, Linda, Bella Donna e outros.
A única questão é conseguir não repetir nomes comuns como esses, para seu negócio não ser confundido com outro.
Outros idiomas
Uma outra opção comum de nome para cabeleireiro é explorar termos relacionados ao mercado de beleza ou os adjetivos femininos em outras línguas, como Hair, Beauty, Bella, Femme. Precisa apenas estar atento se são nomes fáceis de se pronunciar e escrever.
Personagens mitológicas
Apesar de não tão explorada como as outras, essa linha de nomes é muito interessante e cai no gosto das clientes mulheres
Você pode explorar nomes das deusas gregas: Atena, Ártemis, Afrodite, Hera, Perséfone e Deméter, deusas da mitologia romana: Juno, Minerva, Flora, Vênus, Diana, Luna ou Fortuna e ainda muitas outras mitologias interessantes no mundo, com Sarasvati e Lakshmi da mitologia indiana, por exemplo.
Locais ou cidades no nome do salão de beleza
Boa escolha para adicionar status ao seu salão, é homenagear alguma cidade ou local que transmita a mesma vibe que você quer trazer para o negócio, como Firenze, Santorini. New York, Madrid ou Tokyo.
Você pode explorar elementos da arquitetura na decoração ou adicionar objetos típicos do local, para reforçar a mensagem e tornar a experiência, para a cliente, de uma verdadeira imersão.
Você encontra descontos exclusivos para profissionais no site de Beleza na Web PRO, confira!