O que é a técnica Co-Wash e como fazer
Co-Wash é a técnica ideal para cabelos cacheados, crespos ou ressecados, pois preserva a hidratação natural. Confira!
08/05/2024
Você já ouviu falar na técnica Co-Wash? Uma maneira suave e eficaz de limpar os fios, sem o uso do tradicional shampoo. Conversamos com Glauco Braga sobre a técnica, como fazer e quais os produtos indicados para uso. Confira:
Veja Mais
O que é Co-Wash?
A técnica Co-Wash (conditioner washing), refere-se ao método de lavagem dos cabelos que utiliza apenas condicionador, eliminando o uso do shampoo tradicional. Muito popular entre pessoas com cabelos cacheados, crespos ou naturalmente ressecados.
O condicionador neste caso tem função de limpeza suave, sem retirar totalmente os óleos naturais, mantendo a hidratação e a saúde dos cabelos. Sendo uma alternativa menos agressiva para a limpeza dos cabelos cacheados e ressecados.
Como fazer Co-Wash?
- Molhe os cabelos e aplique o condicionador para a lavagem dos fios, assim como seria com o uso de um shampoo;
- Use condicionador livre de sulfatos, parabenos e silicones insolúveis;
- Após a aplicação, basta enxaguar e seguir com os outros passos de cuidados capilares.
Wella Profissionals Nutricurls - Condicionador Co-Wash
Condicionador de limpeza para cabelos ondulados e cacheados. Higieniza com baixa espuma e nutrição.
2x R$ 61,45
“Condicionadores que podem possuir uma baixa concentração de quelantes* ou de outros agentes de limpeza de baixo ataque, com uma ação mais ácida e super gentil, ideal para uma alternativa entre higienizações completas”, diz Glauco
Quelantes: segundo Cleber Barros, são componentes muito utilizados em produtos cosméticos para evitar problemas de estabilidade como mudança de cor, cheiro e aparência. No caso de condicionadores, a estabilidade destes aspectos nos cabelos.
Qual a diferença entre produtos com e sem sulfato?
No caso de shampoos com sulfato, o ativo mais presente é o lauril sulfato de sódio – ativo que confere ação detergente – que remove gordura e impurezas -, espuma e viscosidade do produto. Glauco ressalta que o sulfato não é o único ingrediente responsável pela limpeza dos fios.
Já os shampoos sem o sulfato “podem ter uma diminuição nestes 3 efeitos – limpeza, espuma e viscosidade -, mas não é uma regra, pois existem tensoativos modernos que podem cumprir com esse efeito de limpeza sem que haja uma baixa nos aspectos de limpeza, espuma e viscosidade”, diz o expert.
Como o sulfato impacta nos cabelos?
“O que faz do sulfato um grande agente detergente, que elimina gorduras, é o fato de ser tensoativo aniônico – substância química responsável pela ação de limpeza -, e quando se aplica um shampoo com alta concentração de ativo em cabelos que estão precisando de lipídios – gorduras positivas para o cabelo-, o efeito pode ser um potencializador da condição fragilizada do fio”, explica.
Por conta disso, em alguns tipos de cabelo o recomendado é utilizar shampoos ou condicionadores livres de sulfato.
1. Produtos com sulfatos suaves, utilizados em técnicas low-poo:
Glauco: “Podemos ter 2 variantes, a primeira e mais comum é uma menor concentração do ativo na fórmulas, a segunda seria uma matéria prima mais suave.”
2. Shampoos sem sulfatos, utilizados em técnicas no-poo:
Glauco: “Seria a ausência por completo do ativo, mas como citei acima, o sulfato não é único responsável pela limpeza, existem quelantes como o EDTA que neste caso pode ter sua concentração aumentada para obter a limpeza ou o uso de outros tensoativo que não seja o sulfato.”
SAIBA MAIS:
Guia do No Poo: o que é e como fazer
Aprenda mais sobre o No Poo: a técnica para limpar o cabelo sem ressecar ou remover a proteção natural.
Veja Mais
Guia do Low Poo: produtos, técnicas e como começar
Uma das técnicas amadas por onduladas, cacheadas e crespas – Low Poo – é para você? Como fazer? Existem realmente ativos proibidos? Contamos aqui