O que é o teste de mecha e quando fazer
Pensando em experimentar um tom de cabelo novo? O teste de mecha vai garantir fios saudáveis e uma cor do jeitinho que você sonhou!
14/07/2022
Entender até onde seu cabelo consegue ir, no assunto descoloração e cabelos com tons, é um excelente ponto de partida para cuidar deles – e é exatamente aí que entra o teste de mecha, nosso assunto de hoje. O cabeleireiro, Bruno DViana, conta melhor sobre o processo:
Veja Mais
O que é um teste de mecha?
Nosso expert explica que “é uma prévia do resultado final. Ele serve não só para saber quais resultados o cabelo pode atingir, mas também para saber quais são os trabalhos que a pessoa vai ter com o cabelo após fazer a coloração”.
Ou seja, ele avalia muito mais que a saúde do cabelo: é com essa prova que você avalia quais fatores podem interferir na cor final do cabelo – e até uma mini-prévia dos cuidados. “O teste te passa o resultado do estado do cabelo, para que não seja uma novidade o tipo de tratamento ou a nova rotina que a cliente vai ter. É ele quem possibilita saber dessas informações anteriormente”, comenta Bruno.
Teste de mecha para química
O teste de mecha é feito em alguns casos, de acordo com Bruno: tinturas, descolorações e progressivas. Ele conta um pouco mais da importância: “nos casos de química, eu procuro fazer, para evitar surpresas. Eu sempre reforço que, com ele, o profissional consegue ser mais criativo, porque ele sabe quais os resultados que dá para obter.
Teste de mecha para cabelos virgens
Meu cabelo é virgem: preciso de teste de mecha? A resposta é: precisa sim! “Até o cabelo virgem pode dar algum problema, porque a pessoa vem com excesso de chapinha ou secador e, às vezes, achamos que é um cabelo que não vai dar problema, mas o fio sensibiliza bastante, mesmo sendo natural”.
“Acho difícil a gente falar de criatividade de capricho, sem a gente saber quais são as possibilidades do cabelo da cliente – e cada cabelo é um cabelo”
Como fazer o teste de mecha?
Bruno conta que o teste é marcado um dia antes ou no mesmo dia do agendamento com o cabeleireiro, a não ser para casos mais específicos, de clientes com pele sensível ou cabelo cacheado. Bruno conta, ainda, que nestes testes não são usados protetores de fios.
Passo 1 – selecione a mecha: “costumamos fazer com descolorante e a tintura que você quer usar, em uma área não visível”;
Passo 2 – aplique a mistura: “então, a gente pega a parte de trás do cabelo, na lateral ou na altura das têmporas”;
Passo 3 – espere o tempo de pausa: “para cabelos enrolados, quando queremos ver o quanto o cabelo cede, a cliente vai com o teste para casa no lugares da região temporal, que não é visível”;
Passo 4 – volte para avaliação: “às vezes a pessoa faz o teste num dia e volta no outro, e nós analisamos quanto o cabelo dela cedeu”;
Não passei no teste de mecha: o que fazer?
Reprovar no teste de mecha não é sinônimo de não conseguir a cor tão sonhada, viu? Bruno explica que é possível tentar uma coloração diferente – e que seja compatível com o estado do cabelo – ou que é possível ir para casa, caprichar no cronograma capilar, e voltar para uma nova avaliação!
Mantenha seus fios coloridos sempre saudáveis e reconstruídos, com L’Oreal Vitamino Color: