O que o seu cabelo está falando

Do mesmo jeito que pele denuncia problemas de saúde, o seu cabelo também é um mensageiro! Conheça os sinais.

Compartilhar:

Queda, pontas duplas, fios ressecados e opacos… Cada um desses sinais passa uma mensagem. Aprenda a falar a língua do seu cabelo!

1 Você está estressada

Queda de cabelo nem sempre é uma coisa ruim e geralmente significa uma nova fase de crescimento. “Mesmo cabeleiras saudáveis ​​geralmente perdem de 30 a 50 fios por dia”, fala o cabeleireiro Ronan Gedeoni. No entanto, se você perceber que andam caindo mais fios que isso, é hora de ver um médico. “A perda de cabelo pode ser causada por danos causados ​​pelo calor, pela falta de vitaminas e proteínas em sua dieta, fatores hormonais, gravidez e estresse.”

Tem mais: o estresse e a depressão desencadeados por eventos pós-traumáticos também podem causar um período de perda de cabelo por 4 a 6 meses. Se de repente você percebe uma mudança dramática em seu cabelo, tente avaliar quaisquer eventos específicos ou perdas traumáticas que sofreu durante os últimos seis meses, este poderia ser o principal motivo para a perda de cabelo.

2 Seu cabelo está ficando fino

Afinamento dos fios geralmente tem a ver com genética, estilo de vida, dieta e saúde — se você observar áreas finas que podem exigir tratamento específico, discuta com o seu dermato . “Vale tentar esfoliação e tônico que estimule o crescimento do folículo capilar”, diz o cabeleireiro.

3 Você está danificando seu cabelo

Excesso de escovação, lavagem, descoloração, alisamentos e a exposição do cabelo ao calor e à luz solar direta podem acabar com a umidade natural e causar danos sobre os fios processados. “Para dar ao seu cabelo a chance de se recuperar, é importante deixar pelo menos um intervalo de 4 a 6 semanas entre todos os tratamentos químicos e condicionar o cabelo com a maior frequência possível com uma máscara reparadora uma vez por semana.” Procure por óleo de argan e vitamina E.

4 Você precisa de um corte

Você deve cortar seu cabelo a cada 6 ou 8 semanas. “Cortando o cabelo regularmente, você evitará a necessidade de um corte mais radical”, diz Ronan. Depois de ter pontas duplas, não tem mais jeito de evitar a tesoura.

- Por Karina Hollo