Por dentro do ativo: cafeína

O expert Amilton Macedo tira algumas das principais dúvidas sobre a ingestão e o uso de produtos com cafeína, confira aqui!

Compartilhar:

Existem benefícios ou malefícios na ingestão e no uso de produtos com cafeína? Junto ao expert e dermatologista, Amilton Macedo, te contamos um pouco mais sobre os efeitos do café no corpo e na pele, que vão além do famoso efeito de nos sentirmos mais acordadas.

Por dentro do ativo: cafeína

@belezanaweb

Você sabe qual a relação do consumo da tão querida #cafeína com a saúde da pele? O expert e dermatologista Amilton Macedo respondeu algumas questões que rondam esse assunto ☕ descubrablz loucasporbeleza beleza beauty

♬ som original – belezanaweb – belezanaweb

O que é o café? 

O café que consumimos diariamente ou a cafeína que está embutida em produtos cosméticos, passa por um longo processo desde a colheita das sementes até o produto final. 

O café é constituído de água, algumas vitaminas, minerais, dentre magnésio, cálcio, sódio e, principalmente, potássio, e pela cafeína, que é um composto alcalóide xantina. (fonte: Delboni)

Q&A: cafeína

1. A ingestão de café tem algum efeito na pele?

Amilton Macedo: “O efeito colateral na pele, ou seja, efeito indesejado, é porque a cafeína aumenta a produção de sebo na pele, consequentemente, deixa a pele um pouco mais oleosa. Atenção às pessoas que têm pele oleosa e acneica: reduzir o consumo de café.”

2. Os acompanhamentos do cafezinho (adoçante, açúcar e leite) causam algum efeito negativo na pele?

Amilton Macedo: “Tem efeito ruim sim! Tanto o adoçante quanto o açúcar tem uma ação de aumentar a glicação do colágeno, ou seja, destrói o colágeno. Já o leite, ele tem os elementos bons, proteínas que aumentam o colágeno da pele.”

3. O café pode causar agitação e uma má noite de sono? Como isso afeta a pele?

Amilton Macedo: “É péssimo, porque quando eu durmo e não entro na fase REM – a fase de sono profunda – eu fico com o sono agitado. A fase REM faz com que eu libere dois hormônios: a melatonina e o GH. Esses dois hormônios são indispensáveis para a saúde da pele.”

4. Como consumir café de maneira saudável?

Amilton Macedo: “O café, ingerido de maneira saudável, deve ser tomado de uma a três xícaras ao dia, distribuídas ao longo do dia!”

Alerta! Em dose mais elevada, a cafeína pode ocasionar problemas na saúde do coração, como arritmias cardíacas, fibrilação atrial, aumento da pressão arterial, nervosismo, tremores e agitação; insônia, desconfortos gastrointestinais, como gastrite, refluxo esofágico e aumento do trânsito intestinal, elevação da diurese, dentre outras. (fonte: Delboni)

5. Quais os efeitos da aplicação tópica de cafeína?

Amilton Macedo: “Tem vários efeitos. Para o rosto, quando você aplica em regiões de bolsa embaixo dos olhos, a cafeína é rica em xantinas, que acelera o metabolismo dessas gorduras e diminui essas bolsas. E quando você aplica esse creme no corpo, ele tem ação da xantina e do ácido cafeico, essas duas substâncias vão aumentar o metabolismo da gordura, que são excelentes para o tratamento de celulite e gordura localizada.”

- Por Nathalia Marchi