Os melhores ativos hidratantes para cada tipo de pele
Dúvidas na hora de escolher seus hidratantes? O expert e dermatologista, Amilton Macedo, dá dicas para encontrar o melhor para a sua pele
24/07/2024
Aloe vera ajuda na hidratação? E a calêndula e o alecrim? Será que lanolina funciona mesmo? Provavelmente, perguntas sobre quais ativos hidratantes funcionam em cada tipo de pele já passaram pela sua cabeça.
Realmente, pode ser complicado encontrar o produto perfeito para você com tantas opções à vista. Mas, para te ajudar a encontrar o hidratante que cumpra suas expectativas, o expert e dermatologista, Amilton Macedo, listou quais os melhores ativos para cada tipo de pele. Vem ver!
Veja Mais
A importância da hidratação na pele
Antes de falar sobre os ativos em si, é importante relembrar que todos os tipos de pele precisam de hidratação. Isso não significa apenas que é necessário aplicar cremes na pele, mas sim, cuidar do nível de água no corpo como um todo.
“82% do peso da célula é formado de água, então, a hidratação começa sempre de dentro para fora. Cada pessoa deve tomar em média 40 ml de água por quilo de peso”, explica Amilton.
A pele hidratada fica bonita e, no caso das peles oleosas, evita que as glândulas sebáceas produzam ainda mais óleo. “Água e óleo sequer se misturam. O hidratante deve fazer parte do skincare de todas as peles, independentemente do tipo”, diz o dermatologista.
Como aplicar hidratante facial?
A função do creme é segurar a água de perspiração, ou seja, a água que evapora da pele. A hidratação também ajuda a manter uma barreira de proteção chamada de manto hidrolipídico, que protege a pele contra micro-organismos. Outros hidratantes conseguem também atrair água do ambiente ou do nosso corpo para a pele.
Amilton ainda dá dicas para aplicar o produto. Segundo ele, a melhor maneira é logo após o banho ou após lavar o rosto, quando a pele ainda está levemente úmida. Assim, o hidratante ou sérum vai conseguir reter mais água.
“Para as peles extremamente ressecadas, há mais uma dica: coloque uma quantidade de creme na mão e jogue algumas gotículas de água em cima, misture e aplique na pele. Isso é muito importante para segurar a água de perspiração”, finaliza.
Ativos hidratantes para cada tipo de pele
1. Pele sensível
Se a sua pele fica avermelhada facilmente, é possível que você tenha pele sensível. Invista em hidratantes que contenham aloe vera na composição. Além de hidratar, esse ativo possui ação anti-inflamatória e calmante, que evita a irritação da pele.
2. Pele seca ou ressecada
Para peles secas, que descamam ou repuxam muito, é necessário usar um hidratante em creme, ideal que seja com a textura mais densa. “Uma boa dica é buscar produtos com lanolina. Ela é importante porque consegue segurar mais água dentro da pele”, diz Amilton.
3. Pele mista
Oleosa na zona T e ressecada no resto do rosto. Pode parecer difícil cuidar de uma pele mista mas, um hidratante em gel com calêndula pode ajudar!
O ativo consegue controlar a oleosidade nas regiões que precisam sem ressecar as outras regiões do rosto. Hidrata, evita que a pele fique repuxada e ou que tenha um efeito rebote da oleosidade.
4. Pele oleosa
Opte sempre por hidratantes com textura sérum. “O alecrim é um ativo muito importante para as peles oleosas. É extremamente controlador de oleosidade e consegue regular o pH da pele, sem prejudicar a hidratação”, explica o dermatologista.