Passo a passo para ir do platinado ao castanho
As mudanças do platinado ao castanho têm dado o que falar! Uma cabeleireira conta como manter os fios saudáveisna mudança
15/02/2022
Se há um tempo vimos um boom de loiros em celebridades como Kim Kardashian e Billie Eilish, agora as cores mais naturais têm feito sucesso, e a volta do platinado ao castanho vem fazendo cabeças por aí. A hair stylist especialista em mechas, Andrea Pecora, conta como ir do platinado ao os castanho e esclarece: óleo para as pontas é o suficiente para manter o cabelo saudável?
Veja Mais
Passo a passo para ir do platinado ao castanho
Do platinado ao castanho
Aqui, há algumas possibilidades de caminhos dos loiros: para os fios descoloridos ou os naturais. No fio loiro descolorido, como o platinado, é sim essencial que haja uma preparação. Andrea esclarece: “quando o fio é loiro, ele precisa ser preparado de forma que não esteja nem poroso, nem com resíduos. Ou seja, quando a pessoa está loira platinada, é necessária uma preparação antes da aplicação da cor”.
De loira natural para morena
Já para as loiras naturais, é preciso estar atento à saúde dos fios e a possíveis intoxicações da fibra. “Quando o fio é naturalmente loiro, a preparação só é feita caso o cabelo esteja contaminado, então o ideal é que o cabelo já venha de casa tratado”, esclarece a expert.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Cuidados com os fios platinados aos castanhos
Escolha o shampoo corretamente
A escolha do shampoo é o primeiro passo em uma boa preservação da cor! A escolha aqui, deve tender para fórmulas de fios com tintura, e não necessariamente para cabelos castanhos ou pretos. “É muito importante, após o escurecimento dos fios, a cliente fazer a manutenção com shampoos para cabelos coloridos. Não esquecendo também, dos shampoos anti-oxidantes”, explica a expert em coloração.
Óleo capilar é suficiente?
A dúvida pairou recentemente pela internet e nós esclarecemos: apesar do óleo dar brilho e ser um protetor contra fatores externos, é essencial manter um tratamento que cuide da cutícula das fibras capilares. “É super importante a manutenção em casa com os passos de hidratação, nutrição e reconstrução – o último, especialmente caso a cliente tenha um cabelo muito longo, poroso ou descolorido”, esclarece Andrea.
O teste de mecha é necessário?
O teste de mecha é a avaliação do cabeleireiro, para entender se os fios aguentam passar pela química – especialmente os clareadores – como mechas ou luzes. Mas, quando há o processo inverso, ele é realmente necessário? Andrea conta que não: “diferentemente do caminho inverso – da coloração escura para a clara – aqui, não é necessário o teste de mecha”.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
A importância do cronograma capilar
A hair stylist conta que, para o cronograma capilar “são necessárias linhas de hidratação, nutrição e reconstrução, intercaladas. Aqui, uma dica: veja suas necessidades e prioridades antes de comprar os produtos, e intercale shampoos e máscaras entre as lavadas em casa, para ficar com o cabelo maravilhoso!”. Por isso, primeiro aposte em cronogramas capilares econômicos e, depois, vá completando.
Manutenção em casa e no salão
Antes de receber a coloração ou tonalizante, o cabelo deve estar saudável e descontaminado para recebê-las. Por isso, um combo de cuidados, como manter o cronograma capilar com produtos antioxidantes e máscaras reconstrutoras em casa, vão manter a cor mais bonita a longo prazo.
“O retoque com um profissional depende do objetivo da cliente: quando ela vai do loiro platinado para o moreno, apenas com o tonalizante, a manutenção não é necessária. Aqui, o cabelo vai desbotar um pouco, mas é possível mantê-lo. Mas uma dica de ouro: no cabelo bem tratado, o período de manutenção é bem baixo; já no cabelo danificado e poroso, a manutenção deve ser mais frequente”, finaliza Andrea.