Pele oleosa no verão: uma rotina para os dias quentes
Um guia para pele oleosa no verão? Temos aqui, com todas as etapas e ativos, para uma oleosidade equilibrada e confortável
06/02/2024
A situação se agrava no calor: quando as glândulas sebáceas produzem ainda mais óleo, e o rosto pode ficar com a sensação de brilho e mais pegajoso. Se identificou? Alguns cuidados como caprichar na limpeza e manter uma rotina com texturas leves, podem ser o que você precisa para equilibrar a pele oleosa no verão.
Veja Mais
Pele oleosa no verão: uma rotina para dias quentes
Passos 1 e 2: limpeza e hidratação
“Em geral, limpar a pele duas vezes ao dia, com sabonetes específicos para pele oleosa, é suficiente”, fala a dermatologista Carla Vidal. “Em seguida, é indicado utilizar um adstringente para completar a limpeza da pele, desobstruindo os poros e evitando formação de cravos”, explica.
As células da pele também sofrem mais agressão devido à maior exposição solar e ao calor. Por isso, a hidratação se faz ainda mais importante. “Pode ser usada água termal para reduzir a agressão cutânea contra o calor e hidratantes de secagem rápida, com ativos calmantes”, completa ela.
Passo 3: tratamento
Antioxidante contra radicais livres que provocam o envelhecimento, a vitamina C também tem efeito uniformizador e pode ser usada inclusive durante o dia, também com proteção solar. O ácido salicílico é um ativo que promove renovação celular, tem ação anti-inflamatória e diminui a oleosidade, então, pode ser usado no verão. Já os ácidos retinoicos devem ser evitados.
Atenção aos ácidos!
Podem ser aplicados com moderação, “desde que seja em concentrações baixas e sempre com protetor solar”, pontua a dermatologista.
Passo 4: proteção solar
Indispensável em qualquer época do ano, mas com atenção especial para um reforço no calor. “Deve ser reaplicada a cada 2 horas durante a exposição solar, transpiração excessiva e após sair da água”, diz Carla. Aqui, para as peles oleosas no verão, prefira as texturas em gel ou spray: mais confortáveis, e com menores chances de oleosidade excessiva.