Por que você percebe sua pele oleosa na TPM?
A pele oleosa na TPM pode sim ser uma realidade, mesmo com os cuidados com a pele em dia. Uma dermatologista explica o porquê!
12/12/2022
Entre hormônios, sensibilidade e acne, talvez você perceba sua pele oleosa na TPM. Mesmo com o skincare regradinho, é possível que às vezes as coisas saiam do seu controle, especialmente com todas as flutuações da menstruação, já que a pele é um órgão vivo. Mas como não deixar a auto-estima se abalar tanto? Entendendo de onde vem as mudanças, é claro!
Veja Mais
De onde vem a pele oleosa na TPM?
É tudo culpa dos hormônios. Na TPM, há uma oscilação maior dos hormônios, como a testosterona, a progesterona e o estrogênio – todos envolvidos na menstruação. E é essa relação entre quantidade de hormônios e oleosidade, que pode justamente aumentar a quantidade de espinhas e deixar a pele pele oleosa na TPM.
Oleosidade na TPM
As glândulas sebáceas podem entrar em aumento gradativo, aumentando também a produção de sebo. Convidada desta matéria, a dermatologista Mônica Aribi conta que é importante o monitoramento: “é indicado dosar os hormônios constantemente – o exame se chama perfil androgênico”.
Já te contamos que seu couro cabeludo também é pele e, por isso, seu cabelo pode também perceber uma oleosidade maior. O pico de testosterona que vem com TPM, não só impacta a pele e o humor, mas deixa os folículos sensíveis às mudanças hormonais, também. Por isso, além do excesso de óleo, você pode perceber mais caspa ou coceira no couro cabeludo.
Acne na TPM
A acne surge justamente do combo excesso de óleo e obstrução dos poros. Pela concentração de glândulas sebáceas, especialmente na ponta do nariz, pode ser que ali surja uma espinha ou outra. Mônica conta que pode ser interessante um produto diferente para essa região – vale escolher um sabonete com ácido salicílico para ou um alfahidroxiácido. “Converse com seu dermatologista sobre fórmulas à base de antibióticos, 3 vezes por semana para evitar que as espinhas apareçam”, continua.
Caso você suspeite de alterações hormonais, vale trazer para o seu médico a possibilidade de anticoncepcionais ou androgênicos. “Se estiver tudo normal, o dermato terá que tratar a acne com algum procedimento cíclico – 15 dias normal e 15 dias antes e durante a menstruação, com medicações mais potentes”, fala a médica.
Sensibilidade na TPM
Aqui não estamos da sensibilidade emocional e do choro que sim, pode aparecer! A pele acompanha e fica extraordinariamente sensível, também. Para aliviar, Mônica indica manter a rotina de um hidratante e protetor solar, com FPS 30 ou superior, já que os níveis de estrogênio expõem a pele ao sol.
Nessa época também vale reduzir o uso de esfoliantes físicos e químicos, além dos retinóides. “E você pode fazer compressas à base de camomila ou à base de pepino”, finaliza.