Preenchimento labial: tudo sobre o procedimento
Eles tomaram conta de Hollywood e chegaram ao Brasil. Os lábios cheios com preenchimento labial estão em alta, e, se você se arrepender, pode voltar atrás
10/02/2022
Um dos grandes alvoroços da beleza e dos consultórios dermatológicos foi ele: o preenchimento labial. Se você está considerando fazer parte do time das mulheres de lábios preenchidos (ou se arrependeu do procedimento que fez), contamos tudo o que precisa saber para se dar bem com a agulha.
Veja Mais
Procedimento seguro
O primeiro passo para garantir um resultado bacana é saber com que substância o preenchimento labial será feito. “A mais indicada é o ácido hialurônico porque é muito seguro e seu risco de alergia é mínimo. Quando acontece, geralmente está relacionada à propensão de cada pessoa.
Essa substância é muito similar a um constituinte natural da pele e, por isso, o preenchimento funciona como uma espécie de reposição do ácido hialurônico, que normalmente reduz com o envelhecimento”, diz a dermatologista Apolônia Sales.
Não tem dor
O ácido hialurônico para preencher os lábios é aplicado com uma seringa. “Em média, uma a duas doses de 1ml de preenchedor são suficientes”, diz Apolônia.
Ela também conta que como o procedimento é feito com agulhas e a boca é uma região sensível, o ideal é usar um creme anestésico e anestesia local. Logo após a injeção é feita uma massagem para acomodar o preenchimento.
Deixa os lábios cheios
A área a ser preenchida depende da necessidade de cada mulher. Normalmente, elas pedem para que a parte superior dos lábios ganhe mais volume, pois é a porção mais fina da boca.
“Se o arco do cupido estiver apagado ou o contorno labial estiver mal definido, fazemos a aplicação nessas regiões. Se queremos aumentar o volume preenchemos a parte vermelha dos lábios”, diz a dermato.
Cuidados pós-preenchimento
De acordo com a expert, o ácido hialurônico ainda tem a vantagem de estimular a produção de colágeno local e ser completamente absorvido pelo nosso organismo. “Ele leva, em média, de 6 a 24 meses para sumir. Para a reaplicação não existe um prazo mínimo, basta esperar o inchaço passar (em cerca de 24 horas)”, fala.
Após o procedimento, você não deve usar maquiagem por 12 horas. Além disso, evite pressão e impacto na área. Se quiser, pode fazer compressa gelada para combater o inchaço e os hematomas. Os resultados reais aparecem a partir de uma semana depois.
Como desfazer o preenchimento labial
Caso você tenha arriscado e não curtiu o resultado final, fique calma: tem volta. Apolônia conta que existe uma enzima chamada hialuronidase que consegue destruir o ácido aplicado e fazer seus lábios voltarem à forma anterior. Ufa!
Porém, por mais que dar volume aos lábios com ácido hialurônico pareça um sonho, existem contraindicações.
“O preenchimento deve ser evitado por quem tem alergia ao produto, grávidas, mulheres que estejam amamentando, portadores de doenças autoimunes, pessoas com distúrbio de coagulação e quem tem uma infecção no local da aplicação. Nesses casos, a realização do procedimento pode causar reação alérgica, sangramento excessivo ou agravar infecções”, avisa a médica.
Outras técnicas
Outro jeito de ganhar lábios voluptuosos é fazer o chamado preenchimento com gordura autógena. Basicamente, retira-se a gordura de uma parte do corpo para que seja aplicada no local a ser preenchido.
Apolônia fala: “Esse método é mais trabalhoso pois precisa da retirada do tecido. Normalmente extraímos do culote ou do joelho, tratamos a gordura para então injetar com uma microcânula”. Ou seja, é mais invasivo. Os resultados são visíveis após 10 dias.
Atenção!
Tome cuidado com preenchedores sintéticos e de baixa compatibilidade com a pele, como o PMMA ou metacrilato, por exemplo.
A dermato alerta: “São produtos que o corpo não absorve e que podem causar reações graves, mesmo anos após a aplicação. Seus efeitos não desaparecem com o tempo e só podem ser retirados com intervenção cirúrgica”.