Diferença entre dermocosméticos e cosméticos

Se você não faz a menor ideia do que são os dermocosméticos, chega mais, a cosmetóloga Sônia Corazza esclarece suas dúvidas!

Compartilhar:

Se para você cosméticos e dermocosméticos é tudo a mesma coisa, saiba que está enganada. Tem diferença entre os dois e elas devem ser colocadas na balança na hora de escolher os produtos para cuidar da sua pele.

Para explicar o conceito de cada um, conversamos com a cosmetóloga e expert Sônia Corazza, que esclareceu algumas dúvidas sobre o tema. Confira!

Qual a diferença?

Sônia revela que realmente é complexo explicar essa diferença, mas de maneira simples, os dermocosméticos são os produtos com princípios ativos clinicamente comprovados, que protegem e cuidam da pele a longo prazo. Já os cosméticos são produtos de uso externo destinado ao embelezamento de diferentes partes do corpo, com ação instantânea.

A expert ainda cita aspas do professor do Departamento de Dermatologia da faculdade de medicina da Universidade de São Paulo, doutor Sebastião Sampaio, que define como dermocosmético “a aplicação de drogas na superfície cutânea, além do tratamento de dermatoses, objetiva proteção e conservação da pele normal”.

Sônia revela que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), classifica como dermocosméticos os produtos com grau de risco II, que são aqueles com princípios ativos bem definidos e em concentrações efetivas, que cumprem funções cosmetodinâmicas, como limpar, proteger, estimular, refrescar, entre outras.

Ativos mais ativos

Uma coisa é fato: as empresas fabricantes de dermocosméticos estão cada dia mais desenvolvendo fórmulas inovadoras e eficazes.

“A obtenção de princípios ativos potentes movimentou o mercado cosmético, apontando para um caminho de resultados efetivos. Há uma década eram poucas as empresas que tinham um leque de opções com fórmulas hidratantes contendo filtro solar UVA e UVB, hoje, temos fórmulas que protegem até contra a ação nociva da radiação infravermelha e da luz azul”, explica Sônia.

Quem ganha com a tecnologia somos nós, que cada dia temos a oportunidade de desfrutar de novas fórmulas, ainda mais eficazes, e criadas cuidadosamente para retardar sinais da idade e tratar problemas de pele.

- Por Aline Marchiori