Queda de cabelo e intestino: entenda a relação entre eles
Seus fios estão caindo? Saiba mais sobre a relação entre queda de cabelo e intestino e entenda se este pode ser o seu caso
13/06/2023
A saúde intestinal afeta o nosso organismo de várias formas, inclusive, os nossos fios. Apesar de parecerem elementos bem distintos do nosso corpo, a expert e tricologista Marcela Buchaim afirma que há, sim, uma relação entre a queda de cabelo e o intestino. Acha que esse pode ser o seu caso? Tire suas dúvidas sobre o quadro a seguir:
Veja Mais
Relação do intestino com o cabelo
De acordo com a expert, o intestino é o nosso segundo cérebro, ele absorve os nutrientes da nossa alimentação, principalmente as vitaminas, os sais minerais e os aminoácidos, e por isso eles afetam diretamente o nosso cabelo, que precisa desses nutrientes para crescerem e se manterem saudáveis.
Nutrientes aliados dos fios
Dra. Marcela diz ainda que as principais vitaminas e sais minerais para a manutenção da saúde capilar são as vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina A, vitamina D e também os sais minerais, como zinco, selênio, cobre e o ferro.
“Se você tiver uma alimentação baixa em ferro pode causar o eflúvio telógeno, que é uma queda capilar mais aguda”, explica.
Queda capilar x Saúde intestinal
Sofre com a constipação intestinal, o famoso “intestino preso”? Essa pode ser uma das causas da sua queda capilar.
“Esse mal funcionamento do intestino significa que os seus movimentos peristálticos, que são os movimentos que o intestino faz para absorver melhor os nutrientes vindos dos alimentos e também para a excreção, estão comprometidos, e com isso você tem uma baixa de vitaminas e sais minerais importantes para o funcionamento do organismo. Mas, como a fibra capilar é supérflua para ele, nós precisamos ter um aporte maior de vitaminas, sais minerais e aminoácidos para que os fios não sintam tanto essa deficiência”, afirma a expert.